Sidrolandia
Guia Lopes da Laguna é beneficiada com sede própria do Cras
No Centro são oferecidos cursos para geração de renda, reuniões educativas, atendimento e encaminhamento especializado
Notícias MS
27 de Setembro de 2010 - 16:58
Mais um município de Mato Grosso do Sul vai ser beneficiado com a construção da sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Desta vez, a construção será em Guia Lopes da Laguna, distante 233 quilômetros da Capital.
O Centro terá 178,18 metros quadrados de área construída, com um salão de múltiplo uso, uma sala de aula, salas de atendimento individual e dois banheiros com adequações para pessoas com necessidades especiais.
Segundo a coordenadora do Cras de Guia Lopes da Laguna, Selma de Fátima Vanderlei, mensalmente são feitos cerca de 400 atendimentos e com a sede própria haverá uma melhora significativa quanto ao acesso local. A nova sede será perto dos locais onde moram as famílias em situação de vulnerabilidade social e isso facilitará muito a agilidade nos atendimentos, comemora.
O Cras é responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. No Centro são oferecidos cursos para geração de renda, reuniões educativas, atendimento e encaminhamento especializado.
O objetivo do Cras é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, implantando ações de apoio na garantia dos direitos de cidadania, com ênfase na convivência familiar e comunitária; serviços continuados de acompanhamento com visitas e proteção social.
As famílias cadastradas no Cras são encaminhadas para receber benefícios sociais. Dentre os benefícios estão os Programas Bolsa-Família, Programa de Benefício de Prestação Contínua, Programa ProJovem, Ação Complementar à escola do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Vale-Renda, Vale-Universidade e Grupos de Convivência também terão acesso ao centro.
A obra é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e está orçada em R$ 213.896,67 com prazo de execução de 120 dias, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (27).