Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Iagro divulga calendário de curso para veterinários que pretendem atender eventos pecuários em MS

Depois do curso, já credenciados, os médicos veterinários devem oficializar sua habilitação enviando um requerimento ao diretor-presidente da Iagro.

Notícias MS

16 de Janeiro de 2017 - 15:45

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) divulgou o Calendário que traz as datas dos cursos sobre legislação sanitária, exigido para o credenciamento dos médicos veterinários autônomos que pretendem atuar em eventos pecuários em Mato Grosso do Sul.

Dividido em duas etapas, o curso com duração de oito horas terá aulas teóricas no período matutino, no prédio da Iagro Central (Campo Grande), sobre a legislação e aulas práticas, no período vespertino no prédio da SGI (Parque dos Poderes), sobre o Sistema de Controle Integrado de Animais Destinados a Eventos (Ciade). As aulas acontecerão nos dias 8 de março, 7 de junho e 6 de outubro.

Depois do curso, já credenciados, os médicos veterinários devem oficializar sua habilitação enviando um requerimento ao diretor-presidente da Iagro. Nesta fase eles irão preencher o Cadastro do Médico Veterinário, o formulário de cadastro de assinaturas, um termo de compromisso e juntar cópias de documentos de Identidade de médico veterinário do CRMV-MS, com número de RG e CPF, certidão negativa do CRMV-MS, e uma cópia do certificado deste treinamento. Todos os documentos devem ser autenticados em cartório ou pela Iagro.

Com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que pode ser apresentada ao Serviço Oficial por contrato anual assinado com a empresa promotora do evento, devidamente registrada no CRMV/MS (ou pelo contrato assinado especificamente para um evento) o profissional estará oficialmente credenciado para a atividade.

Os nomes dos profissionais credenciados são publicados no Diário Oficial e em seguida inseridos no Sistema Ciade. Os modelos de documento estão disponíveis nas Unidades da Iagro em todo Estado ou no link: http://www.iagro.ms.gov.br/ciade/

Ciade

O sistema de controle integrado de animais destinados à eventos (Ciade), criado pela Iagro para monitorar o trabalho dos médicos veterinários autônomos em eventos pecuários com aglomerações de animais, como as festas de laço, leilões e feiras, foi lançado oficialmente durante a 2ª Copa Nacional do Laço Comprido, em Dourados, em dezembro de 2015. A partir de então o serviço oficial do Estado passou a realizar o trabalho de auditoria nos eventos, orientando tanto os promotores, quanto os médicos veterinários habilitados sobre toda documentação e sua forma de procedimento durante a realização do evento.

A inspeção prévia do local, emissão do laudo de vistoria, encaminhamento do processo à DDSA, bem como a fiscalização, intervenção nas atividades, interdição do evento, análise dos relatórios, solicitação de correções e arquivamento de documentação, também ficaram a cargo da Iagro, bem como o controle da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a auditoria técnica e administrativa, e a decisão pela suspensão temporária do credenciamento de um profissional ou de um local de evento, quando detectadas irregularidades.