Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 13 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Incêndio toma conta e mata animais no Parque Municipal de Naviraí

A informação do incêndio foi confirmada nesta quarta-feira (21) pelo Comandante do Quartel do 6° Sub-Grupamento de Bombeiros, Major Moreira.

Portal do MS

22 de Novembro de 2012 - 13:32

O Parque Natural Municipal de Naviraí, localizado nas proximidades do Porto Caiuá, das Fazendas Viçosa, Três Irmãos e Vaca Branca esta tomado pelas chamas. Há oito dias militares do Corpo de Bombeiros da cidade tentam conter as chamas que assolam o Parque. A informação do incêndio foi confirmada nesta quarta-feira (21) pelo Comandante do Quartel do 6° Sub-Grupamento de Bombeiros, Major Moreira.

O incêndio além de destruir a reserva natural da cidade vem matando animais da região. Animais bovinos que pastam no local estão morrendo.

Segundo o Major, o IMASUL – Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, acionou a corporação para tentar conter as chamas. Uma equipe composta por dez especialistas em combatente a incêndios florestais entre: Bombeiros, Brigadistas do PREVFOGO e guarda-parque se deslocaram para o local, onde se encontram deste o dia 14 deste mês.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Naviraí, Perito de Incêndio Florestal, sobrevoou a área queimada com o apoio da uma aeronave e do proprietário/piloto da Fazenda Viçosa, localiza nas proximidades do fogo. O objetivo foi mapear o perímetro (borda) do incêndio e calcular a área queimada. O total da área atingida pelas chamas ainda não divulgada.

A característica predominante da vegetação que está sendo consumida pelo fogo é de área de várzea, onde além de incêndio de superfície propaga-se incêndio subterrâneo, dificultando os trabalhos de extinção. Relatos de fazendeiros e funcionários da região, indicam que no local não chove há cerca de 40 dias.

“O combate ainda não tem previsão de término e após a extinção total, a equipe ainda deverá permanecer por 48 horas realizando vigilância da área, extinguindo possíveis focos remanescentes e realizando o rescaldo”, informou Major Moreira.