Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Inclusão Digital será debatida na Aldeia Indígena Pirajuí de Paranhos

O fórum conta com a participação do cineasta boliviano Iván Molina, indígena da etnia Quéchua

Jaime Mel

16 de Julho de 2014 - 13:51

Entre os dias 19 a 23 de julho de 2014 a Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri) realizará na Aldeia Pirajuí no município de Paranhos o 5º Fórum de Discussão Sobre Novas Mídias Nas Aldeias (FIDA) e tem como objetivo possibilitar o encontro dos jovens Guarani Kaiowá para discutir a inserção das novas tecnologias como ferramenta de lutas e o fortalecimento da cultura e identidade como povo diferenciado, o papel da juventude na atual conjuntura de luta na realidade indígena no Mato Grosso do Sul.

O fórum conta com a participação do cineasta boliviano Iván Molina, indígena da etnia Quéchua e será promovido através de parcerias entre a UFGD, UFF, Prefeitura Municipal de Paranhos e organização dos Jovens do Aty Guasu.

“Diferente do que muitos pensam as tecnologias e as tradições indígenas se relacionam muito bem, ou seja, os índios não deixam de ser indígenas por usar recursos tecnológicos como todas as outras culturas fazem. Isto não é um problema para os índios, mas o importante é discutir como utilizar as mídias da melhor forma” Destaca Eliel Benites representante da ASCURI.