Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Indígenas prometem fechar MS-156 contra falta de policiamento

Segundo eles está atuação não vem ocorrendo mesmo depois da Justiça Federal ter determinado o retorno dos trabalhos da Força Nacional em julho deste ano.

Correio do Estado

08 de Setembro de 2015 - 14:05

Indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó prometem fechar a MS 156 entre Dourados e Itaporã nesta quarta-feira, em protesto contra a falta de policiamento na Reserva Indígena e aumento da violência.

De acordo com o líder do Conselho Indígena, Silvio Leão, ao site Dourados Agora, apesar da Operação da PF e da PM, os indígenas querem policiamento permanente na Reserva. Segundo eles está atuação não vem ocorrendo mesmo depois da Justiça Federal ter determinado o retorno dos trabalhos da Força Nacional em julho deste ano.

Silvio disse a reportagem que as lideranças estão preocupadas porque, sem a polícia na Reserva, os índices de violência só aumentam. Segundo ele, as lideranças se esforçam para resolver algumas situações, mas sem poder de polícia, em muitas situações nada podem fazer.

“O grau de violência é tanto que existem índios armados com foices invadindo casas para roubar e fazer vandalismo. Somente na semana passada foram 4 registros”, destaca.

Ao site, ele disse que o movimento fechará a MS 156 até que alguma autoridade estadual ou federal se manifeste a respeito. “Estamos cansados de esperar uma resposta que nunca vem”, destaca, observando que postos de saúde e escolas serão fechados neste dia para que todos possam participar da manifestação.