Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Iniciativa do TJ-MS descarta mais de 98 quilos de pilhas e baterias usadas

O material foi depositado nas caixas coletoras, localizadas no saguão principal do Tribunal de Justiça

CG News

20 de Outubro de 2015 - 13:49

Com o objetivo de evitar a contaminação do meio ambiente, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Obras, realizou a coleta de 98,20 quilos de pilhas usadas e 18 quilos de baterias usadas, que serão descartadas de forma que não contamine o solo.

O material foi depositado nas caixas coletoras, localizadas no saguão principal do Tribunal de Justiça, no Fórum de Campo Grande, no Juizado Central e no Fórum de Dourados.

A proposta também é conscientizar os servidores sobre a necessidade de dar um destino correto a esses materiais. A destinação correta das pilhas e baterias usadas faz parte da meta que visa o descarte adequado dos resíduos do Poder Judiciário do Estado, previsto no Plano de Logística Sustentável.

As pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos à saúde. O problema é quando elas são descartadas em lixo comum e as cápsulas que as envolvem passam por deformações, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza e contamina o solo e o lençol freático.

O material coletado será encaminhado ao Programa Abinee - Recebe Pilhas, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, e que realiza a coleta e encaminhamento das pilhas e baterias portáteis para reciclagem e destinação final ambientalmente adequada.