Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Inscrições para curso de Formação de Árbitros de Futsal começam hoje

As inscrições começam a partir de hoje (30) na sede da Fundesporte ou no site www.fundesporte.ms.gov.br

Notícias MS

30 de Maio de 2011 - 09:00

A Fundesporte, por meio da Coordenadoria Pedagógica de Esporte e Lazer (CPEL), e a Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul promovem no período de 8 a 12 de junho, em Campo Grande, o Curso de Formação de Árbitros de Futsal com 40 horas/aula. Serão oferecidas 80 vagas.

As inscrições começam a partir de hoje (30) na sede da Fundesporte ou no site www.fundesporte.ms.gov.br, no menu formulários. Para fazer o download do arquivo, imprimir e enviar por fax: (67) 3323-7224. As vagas serão preenchidas por ordem de recebimento na CPEL.

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais e acadêmicos de Educação Física e áreas afins, atendendo a um processo de desenvolvimento integral, habilitando, atualizando e aperfeiçoando os conhecimentos para que estes possam atuar em seus municípios ou em suas comunidades em competições da modalidade de Futsal.

Os ministrantes serão: o árbitro de renome nacional Alpineu Ramão, o diretor do Departamento de Oficiais de Arbitragem da F.F.S.M.S. Clemente dos Santos Machado e a psicóloga Carla Maria Lehn Schneider. O curso terá uma palestra com Paraguassu Fisch de Figueiredo, diretor do Departamento de Oficiais de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão e presidente da Comissão Nacional de Regras (CBFS).

Conteúdo Programático:

- Futsal – Esporte Olímpico; Livro Nacional de Regras de Futsal 2011; Quadra de jogo; a bola; Número de atletas; Equipamentos; Árbitros Principal e Auxiliar; Cronometrista e Anotador;Duração da partida; Bola de saída; Bola em jogo e fora de jogo; Contagem de tentos; Impedimento; Faltas e incorreções; Tiros livres; Penalidade máxima; Tiro lateral; Arremesso de meta; Tiro de canto;Lei da Vantagem; Decisão por penalidades máximas; Marcação da quadra de jogo; Códigos de Sinais; Súmula; Sugestão de montagem de arena; Modelo de relatórios. Sistemática de movimentação dos árbitros na quadra.

Mais informações na Coordenadoria Pedagógica de Esporte e Lazer da Fundesporte, pelos telefones: (67) 3323-7224 ou 3323-7232.