Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 22 de Outubro de 2020

Sidrolandia

Inscrições para cursos técnicos seguem até amanhã

Nesta edição serão ofertadas gratuitamente 289.341 vagas em ensino técnico. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Enem

Agência Brasil

24 de Julho de 2014 - 15:25

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) registrou 260,6 mil inscritos até o meio-dia de hoje (24), segundo balanço divulgado pelo MEC.

Como cada candidato pode escolher duas opções de curso, até o momento, foram feitas 498,4 mil inscrições. Os estudantes têm até amanhã (25) para se inscrever no site do Sisutec.

Nesta edição serão ofertadas gratuitamente 289.341 vagas em ensino técnico. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas como bolsistas integrais.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição.

Uma vez por dia, até sexta-feira, será divulgada a nota de corte de cada curso. As vagas são destinadas a instituições particulares; do Sistema S (Senai e Senac) e a instituições públicas. No site é possível consultar os cursos que são oferecidos.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês e as matrículas dos alunos selecionados irão do dia 30 deste mês a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O processo seletivo do Ministério da Educação ocorre duas vezes por ano.