Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 3 de Dezembro de 2024

Sidrolandia

Itaporã deve ganhar 2 cursos do Pronatec, anuncia Wallas

A informação foi confirmada ao novo prefeito e a futura gerente de Educação de Itaporã, Ivone Massocato Pereira, pela secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca

Conjuntura Online

27 de Dezembro de 2012 - 17:00

A capacitação técnica-profissional deve se tornar uma realidade em breve para jovens e adultos de Itaporã. Conforme o novo prefeito, Wallas Milfont (PDT), o município deve receber já a partir de 2013 pelo menos dois cursos de formação profissional oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

 

A informação foi confirmada ao novo prefeito e a futura gerente de Educação de Itaporã, Ivone Massocato Pereira, pela secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca, durante encontro ocorrido na semana passada em Campo Grande. No encontro, Wallas solicitou ao Estado a implantação de cinco cursos técnicos, que são: Normal Médio, Informática e Manutenção de rede, Alimentação, sucroalcooleiro e mídia visual.

 

Na ocasião, o novo prefeito de Itaporã tratou ainda com a secretária da implantação de outros programas e projetos educacionais que possam garantir a melhoria do ensino e formação no município. “Levamos até a secretária uma série de solicitações de projetos e ações por parte do Estado que são importantes para melhorar a estrutura e a qualidade da Educação em Itaporã. Durante a reunião, ela nos garantiu que o município receberá de início dois cursos de formação profissional ligados ao Pronatec. A notícia é muito positiva, já que Itaporã tem carência de profissionais capacitados em diversas áreas e esses cursos poderão auxiliar nossos trabalhadores e até mesmo facilitar a criação de novos empregos no município”, disse Wallas Milfont.

 

O novo prefeito de Itaporã lembrou ainda que o Pronatec tem sido importante para diversos municípios do Estado, já que amplia o acesso ao ensino técnico. “Com a chegada do Pronatec, queremos que Itaporã, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, destacou.

 

Para Wallas, o programa também deve ser importante na redução da evasão escolar, uma vez que fortalece o ensino médio integrado, direcionado para a formação profissional, o que torna a escola mais atraente para os alunos. Conforme o novo prefeito de Itaporã, oferecer serviços de qualidade em Educação é uma das grandes prioridades da nova administração municipal, haja vista a necessidade de o agente público em propiciar à população, principalmente aos jovens, maiores possibilidades de profissionalização e geração de renda. “Não vamos medir esforços para criarmos mecanismos de profissionalização em Itaporã. O poder público precisa atuar de forma contundente para oferecer ao cidadão a possibilidade de se capacitar, tornar-se um profissional e ingressar no mercado de trabalho”, destacou.