Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 3 de Dezembro de 2024

Sidrolandia

Ivinhema combate a exploração sexual infantil

Assessoria

07 de Outubro de 2010 - 10:06

O abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime que muitas vezes ocorre dentro de casa ou de forma clandestina. A falta de informações, somada a dificuldade de identificação impedem a denuncia. Com isso, o combate a esta violação dos direitos humanos torna-se complexo. Para combater esse mal, várias ações estão sendo feitas pela SASTH – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Ivinhema, juntamente com o Creas – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, o Governo de MS, através da SETAS – Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social e o Governo Federal.

Na manhã de ontem, no centro da cidade de Ivinhema, foram distribuídos diversos panfletos explicativos e houve também um trabalho de orientação sobre esse tema aos moradores. No mesmo dia, técnicos do Creas deram entrevistas as rádios locais sobre a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que começou no dia 6 de outubro e se estende até o próximo dia 08.

A intenção em destacar a data tem por objetivo mobilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta pela prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, constatando-se a necessidade de formar uma consciência social para denunciar e romper com esse ciclo de violência. É fazer com que os adultos façam uma reflexão sobre a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, em especial o direito a um desenvolvimento sexual saudável. Para que isso aconteça é de fundamental importância à denúncia, pelos telefones:

Ações da Saúde – Ao mesmo tempo em que o Município seguia com esta campanha, uma outra já está toda programada. O prefeito Renato Câmara se reuniu com a secretária Municipal de Saúde, Sônia Aparecida Dias Henriques Garção, para elaborar uma estratégia de combate à dengue em Ivinhema.

Uma das ações que serão realizadas pela Prefeitura, através das secretarias de Obras e de Saúde juntamente com agentes comunitários é uma grande mobilização de coleta de todo e qualquer objeto que possa acumular água. Essa ação irá percorrer todos os bairros do Município e começa à partir do dia 13 de outubro.

A Secretaria de Saúde de Ivinhema orienta todos os moradores desde já a manterem limpos seus quintais. Uma outra dica para combater a dengue é colocar areia nos vasinhos de plantas, descartar o lixo somente em locais adequados, tampar os cestos e amarrar os sacos corretamente.

Não deixar água da chuva acumulada em lajes e calhas, conservando-as sempre limpas, guardar as garrafas apenas com a boca para baixo e os pneus em local coberto também é uma forma de combater o mosquito transmissor da doença.