Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 27 de Janeiro de 2021

Sidrolandia

Jacini participa em Sergipe de evento nacional de segurança pública

O programa recebeu do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) o prêmio “Governante - Governo Seguro

Notícias MS

13 de Fevereiro de 2014 - 14:17

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, participa hoje (13) e amanhã (14), em Aracaju (SE), da 53ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O evento, que será aberto oficialmente às 19 horas desta quinta-feira pelo governador de Sergipe, Jackson Barreto, conta com a presença dos secretários de Segurança Pública de todo o País.

O Consesp, que tem por objetivo assessorar os secretários estaduais da Segurança Pública do Brasil, acompanhando e avaliando as políticas do setor em todas as esferas governamentais, conta com as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e da Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves.

Durante o evento acontecem palestras com o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, que falará sobre o “Programa Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar - Patrulha Maria da Penha”. O programa recebeu do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) o prêmio “Governante - Governo Seguro”. Já o diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, Brasílio Caldeira, ministrará palestra com o tema “Perícia Papiloscópica, Representação Facial Humana e Bancos Investigativos”. 

Sobre o Consesp

O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública oferece às secretarias estaduais de todo o País informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública. Nesses eventos, o Consesp divulga ações de sucesso dos Estados que possam ser aplicadas por outras unidades da Federação.

Além disso, estimula e promove estudos e pesquisas sobre assuntos e temas de interesse para o desenvolvimento da área da Segurança Pública, agenda audiências com autoridades federais e estaduais e discute questões de integração.

Para se ter uma ideia, da importância do evento ficou decidido na 50ª reunião ocorrida em Belo Horizonte (MG) que os secretários de Segurança Pública de todo País levariam ao Congresso Nacional um pedido de aumento de pena e tipificação do crime de explosões a caixas eletrônicos e de maior controle do uso e da circulação de explosivos. O pedido já foi entregue ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, que convocou uma audiência pública para discutir as proposições.