Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Jateí participa da 1ª Conferência de Igualdade Racial em Dourados

A conferência objetivou reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil

Valéria Batista

24 de Julho de 2013 - 13:00

O município de Jateí administrado pelo prefeito Arilson Targino (PMDB) teve participação durante a I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial realizada no dia 19 de julho em Dourados, com o tema “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo sem Racismo”. 

A conferência objetivou reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil, com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essências a democracia plena e ao desenvolvimento com Justiça Social no Brasil. Jateí foi representado pela Secretária de Assistência Social Mafalda Maria Targino, coordenador do Cras Marcos Paulo da Silva, Assistente Social Gisely Pelle Santos e Sociedade Civil Claudinei Ramos, Érika Vanessa e Valéria Batista.

A palestra magna foi realizada pela professora adjunta da UFGD doutora Eugênia Portela, que falou sobre o tema principal Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo sem Racismo, ressaltando as questões que afetam a sociedade brasileira na luta contra a desigualdade. E com sua ampla experiência durante o debate aberto, sanou diversas dúvidas da plenária. Na sequência houve a leitura e aprovação do regimento interno.

Durante a conferência os trabalhos em grupos foram através dos eixos: Estratégia para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de Igualdade racial no Mato Grosso do Sul: avanços e desafios; Estratégias institucionais de combate ao racismo; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias; e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

Na qual os participantes elaboraram diversas propostas, apresentadas e aprovadas pela plenária, que serão levadas à conferência Estadual pelos delegados eleitos, entre eles as representantes de Jateí, Gisely Pelle Santos (Governamental) e Érika Vanessa (Civil).

A I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial foi uma realização da prefeitura de Dourados através da Secretaria de Municipal de Assistência Social e em parceria com os demais municípios que fazem parte da Conferência Regional: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.

Estiveram presentes diversas lideranças locais, e outras pessoas que também lutam por essa questão racial, entre eles representantes da sociedade civil, entidades e servidores públicos. Onde juntos avaliaram os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial