Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Jateí realiza III Conferência Intermunicipal de Cultura

No decorrer do evento houve diversas apresentações culturais, assim como exposição de obras de artistas da cidade.

Valéria Batista

13 de Agosto de 2013 - 14:18

O município de Jateí realizou no dia 09 de agosto a III Conferência Intermunicipal de Cultura com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Envolvendo os municípios de Glória de Dourados e Deodápolis o evento foi realizado no Centro Social com a participação de diversas pessoas de variados segmentos.

Objetivando avaliar as políticas culturais das três esferas: municipal, estadual e federal, com intuito de fomentar as iniciativas, elaborando propostas para o aperfeiçoamento, a conferência iniciou com a leitura do regimento interno. No decorrer do evento houve diversas apresentações culturais, assim como exposição de obras de artistas da cidade.

A palestra magna com o tema central foi proferida pelo Gerente do Fundo de Investimentos Culturais de MS Edilson Aspet de Azambuja, que enfatizou sobre os eixos estudados no trabalho em grupo, assim como valorização na pasta da cultura, e em especial da cultura local. “O importante é batalhar para o crescimento da cultura, com a participação da comunidade que é essencial, envolvendo também as autoridades e demais parceiros” garante Azambuja.

A discussão do trabalho em grupo se fez de acordo com quatro eixos temáticos, são eles: Implementação do Sistema de Cultura. Produção simbólica e diversidade cultural. Cidadania e direitos Culturais. Cultura e Desenvolvimento. Na qual as propostas foram discutidas e aprovadas, serão apresentadas na conferência Estadual no mês setembro em Campo Grande e consequentemente em Brasília, pelos 12 delegados eleitos pela plenária.

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Eleni Felipe garantiu que o encontro foi bem satisfatório, onde juntos tiveram a oportunidade de discutir questões relevantes para o bom desenvolvimento da cultura. Agradecendo os participantes, equipe de apoio, administração, enfim todas as pessoas que estiveram envolvidas, direto e indiretamente na concretização do sucesso do evento.

Participaram do encontro diversas autoridades entre eles o vereador Francisco Alves que no ato representou o prefeito Arilson Targino, presidenta da câmara Rose Mônica, secretários municipais, demais lideranças locais, e representantes dos municípios de Glória de Dourados e Deodápolis.