Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 21 de Janeiro de 2022

Sidrolandia

Jean Nazareth solicita a criação do projeto de plantio de Urucum

Assessoria

27 de Maio de 2011 - 13:16

Jean Nazareth solicita a criação do projeto de plantio de Urucum
Jean Nazareth solicita a cria - Foto: Marcos Tom

O Vereador e Presidente da Câmara Jean Nazareth  (PT) solicitou através de indicação encaminhada ao Prefeito Daltro Fiúza e ao Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Nilo Cervo, que viabilize a criação do projeto de plantio de cultura de Urucum, para execução nos assentamentos e pequenas propriedades rurais.

Em sua justificativa sobre tal solicitação o vereador Jean afirmou que será mais uma opção de renda para os pequenos produtores do nosso município.

O Urucum é usado para fins farmacêuticos como redutor de colesterol, contra gripes, tosse, asma, queimaduras, clareamento dentário e ainda como cápsula de bronzeamento. Também é utilizado na fabricação de produtos farmacêuticos como rímel, sombra e tinturas para cabelo, bem como na indústria têxtil, em tintas e vernizes.

Nos alimentos o urucum é utilizado como tempero e  como corante alimentício, têm também propriedades conservantes ( o popular colorau).

O urucum é um dos únicos corantes que não fazem mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C. Até 1grama pode ser ingerida para repor carotenos e beta carotenos. As sementes verdes dão corante amarelo, as vermelhas dão o corante vermelho conhecido como colorau.