Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Jornal Nacional mostra reflexos da crise política em Dourados

A reportagem da Globo percorreu postos de saúde, escolas, Ceims e as ruas que estão tomadas por buracos

Dourados Agora

02 de Fevereiro de 2011 - 10:26

Mais uma vez Dourados é destaque de forma negativa na imprensa nacional. A cidade, que foi assolada por escândalos de corrupção no poder público, parou na noite desta terça-feira para assistir reportagem feitas pela Rede Globo de Televisão. Ao vivo da Praça Antônio João, a repórter Bette Lucchese fez a chamada para matéria da jornalista Cláudia Gaigher sobre a corrupção em série que deixou sequelas principalmente na Saúde e Educação. A reportagem da Globo percorreu postos de saúde, escolas, Ceims e as ruas que estão tomadas por buracos.

Encontrou situações dramáticas. São escolas sem qualquer infraestrutura. Pelo menos um Ceim não vai funcionar este ano porque precisa de reforma que deveria ser feita durante gestão do então prefeito Ari Artuzi, que foi preso juntamente com o vice, secretários, o procurador geral, o presidente da Câmara e outros vereadores, além de empresários.

O diretor do Fórum Eduardo Machado Rocha contou como encontrou a prefeitura quando assumiu interinamente. “O município não tinha insumos básicos à saúde, como seringas, ataduras, e também faltava meranda nas escolas”. A última grande compra de medicamentos para a rede pública foi há quase dois anos. Por outro lado, remédios vencidos vão para o lixo.

Terreno anexo a uma escola foi invadido por famílias que utilizam a energia elétrica e água da instituição de ensino. A gambiarra coloca em risco os alunos e demais moradores que alegam terem sido autorizados pelo prefeito que renunciou. A Justiça levantou que o rombo deixado pela administração de Artuzi ultrapassa a casa dos R$ 35 milhões. Na cidade desolada pelos escândalos, agora a esperança é a eleição deste domingo para mandato tampão à prefeitura de Dourados.