Sidrolandia
Juiz de Amambai implanta projeto Justiça na Escola
TJ/MS
20 de Outubro de 2010 - 07:11
O juiz Thiago Nagasawa Tanaka, titular do juizado da Infância e Juventude em Amambai, nesta quarta-feira (20), a partir das 19h30, implanta o projeto Justiça na Escola, uma extensão do Juiz na Escola, proposto recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o juiz, em Amambai foram estabelecidas parcerias com o Ministério Público, com a Defensoria e com a OAB local para que os temas possam abranger e atender não apenas adolescentes, mas seus pais. Assim, por meio de palestras, pais, crianças e adolescentes aprenderão noções sobre leis, direitos e deveres.
Nossa intenção é continuar os encontros também no próximo ano e aproximar mais a justiça da comunidade, envolvendo alunos, pais, sempre com temas relevantes. Para que isso fosse possível, as parcerias foram essenciais. Começaremos na Escola Municipal Maria Bataglin Machado e depois expandiremos para outros estabelecimentos de ensino, explicou ele.
A primeira palestra será sobre Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes, com o juiz. A seguir falará o defensor Marcelo Marinho da Silva, sobre Bullying. A próxima palestra abrangerá o tema Obrigação dos pais e do responsável legal e Importância da Família, com o presidente da OAB seccional Amambai, Leopoldo Massaro Azuma, e, por fim, falará sobre Drogas Ilícitas, o promotor Ricardo Rotunno.
Saiba mais De 18 a 22 de outubro, o Conselho Nacional de Justiça realiza a Semana do Juiz na Escola, uma proposta para aproximar as instituições do judiciário e da Educação. A iniciativa é parte do Projeto Justiça na Escola, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Assim, o CNJ solicitou aos juízes que participem da iniciativa - cujo tema será bullying, violência escolar, combate às drogas, evasão escolar - organizando reuniões e palestras em escolas públicas.