Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Juiz Eduardo Rocha decide sobre afastamento de vereadores

A decisão, segundo o Juiz deve ocorrer entre hoje no final da tarde e amanhã.

Dourados Agora

29 de Dezembro de 2010 - 08:41

Juiz Eduardo Rocha decide sobre afastamento de vereadores
Juiz Eduardo Rocha decide sobre afastamento de vereadores - Foto: Divulga

Está nas mãos do juiz de plantão Eduardo Machado Rocha, a decisão de manter ou não afastados os oito vereadores presos na Operação Uragano da Polícia Federal de Dourados. Ontem o promotor de Justiça Leonardo Dumont, protocolou no judiciário o pedido de prorrogação do prazo de afastamento por mais 90 dias.

A decisão, segundo o Juiz deve ocorrer entre hoje no final da tarde e amanhã.

No documento, assinado pelos promotores Amilcar Carneiro, Leonardo Dumont, Romão Ávila Milhan Junior, Paulo César Zeni e Claudia Loureiro Ocáriz Almirão, consta que o motivo do pedido é manter a ordem na cidade, evitando o clamor público, através das manifestações de revolta, como ocorridas na Câmara em setembro. Logo após as prisões, Aurélio Bonato, um dos vereadores investigados e hoje afastado, chegou a ser agredido com uma sapatada. Janelas e a porta da sede do Legislativo foram apedrejadas e destruídas.

Um mês depois, em outubro, o desembargador Rubens Bossay, do Tribunal de Justiça, afastou por 90 dias nove vereadores. Dos nove legisladores acusados, Sidlei Alves foi o único que renunciou ao mandato até agora.

Com isso, os outros oito vereadores, que não abriram mão dos mandatos podem retornar a Câmara a partir do próximo dia 03. A data coincide com o prazo de 90 dias que eles devem ficar afastados das funções como legisladores.

Se isto acontecer, além de retirar os suplentes da vaga, os vereadores podem extinguir as 16 comissões processantes, criadas para cassá-los. Todo o processo então poderia correr por “água abaixo”.

De acordo com o Ministério Público, outra intenção de manter os vereadores afastados é garantir o julgamento da ação de improbidade, que ainda está em fase inicial. O processo pede a cassação dos políticos e a devolução de R$ 35 milhões aos cofres públicos.

Podem retornar aos cargos os vereadores: Aurélio Bonatto, Cláudio Marcelo Hall, Humberto Teixeira Júnior, José Carlos Cimatti, José Carlos de Souza, Júlio Artuzi, Marcelo Barros e Paulo Henrique Bambu.

Mesmo afastados, todos eles continuam recebendo salário. Os vereadores ganham R$ 6,6 mil.