Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Julho de 2024

Sidrolandia

Junta militar de Deodápolis realiza inspeção médica em alistados

Toda a instrução militar transmitida busca reforçar a disciplina o aprimoramento pessoal

MS Cidades

28 de Agosto de 2010 - 11:45

Junta militar de Deodápolis realiza inspeção médica em alistados
Capit - Foto: Wilson Amaral

A junta do serviço militar de Deodápolis juntamente com uma equipe do exército comandada pelo capitão Juliano realizaram recentemente na Escola Pólo do município inspeção médica, teste psicológico entre outras atividades.

Dos 62 jovens que estiveram presentes 4 se apresentaram voluntariamente para prestar o serviço militar 19 foram selecionados, ou seja, passaram nos testes e serão encaminhados para a comissão de seleção complementar e os mesmos deverão comparecer a junta do serviço militar no dia 13 de janeiro e serão encaminhados para seleção complementar que será realizado no mês de fevereiro. Foram dispensados 39 jovens e poderão comparecer até o dia 22 de setembro na junta do serviço militar munidos de uma foto de documento.

Segundo o secretario da junta militar Sérgio Scarabelot apesar da mudança da data houve um grande número de alistados.

O SERVIÇO MILITAR NO BRASIL

O Brasil na pratica já adota o Serviço Militar Misto (mais da metade do efetivo do Exército é composta por profissionais voluntários). O Brasil é um país continente, com enormes diferenças regionais, milhares de quilômetros de fronteira e vazios demográficos extensos.

O efetivo militar do Brasil é um dos menores do mundo (proporcionalmente à sua população). A constituição de 1988 consagrou o Serviço Militar Obrigatório. Atualmente a grande maioria dos alistados é voluntária. O Serviço Militar Obrigatório torna as Forças Armadas uma representação mais fiel da sociedade brasileira, não havendo qualquer distinção de classe social, raça ou religião.

Possibilita que um grande número de brasileiros passe por suas fileiras exercitando cidadania e civismo. Evita o distanciamento entre o Exército e a sociedade, reforçando seus vínculos. Cada país adota o sistema de Serviço Militar próprio, o Brasil como a maioria dos países do mundo adotou a Obrigatoriedade, levando em conta suas necessidades de defesa, sua situação econômica e sua conjuntura social. Mesmo aqueles que inicialmente não são voluntários passam, na sua maioria a gostar a sentir falta do tempo do quartel.  

É comum os não voluntários se transformarem nos melhores soldados incorporados. Complementa o processo de amadurecimento e socialização iniciado nos lares e nas escolas, buscando desenvolver valores morais e éticos. Além da Defesa Nacional, o grande objetivo do Serviço Militar é transmitir o sentimento de respeito às leis e às instituições.

Toda a instrução militar transmitida busca reforçar a disciplina o aprimoramento pessoal, devolvendo à sociedade um jovem mais preparado e maduro.