Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Justiça determina força policial para retirar índios de fazenda em Aquidauana

Prazo para desocupação pacífica da Fazenda Esperança expirou. PF diz que recebeu ordem e está em fase de planejamento da reintegração.

G1 MS

01 de Julho de 2013 - 16:08

A Justiça Federal em Campo Grande encaminhou ofício à Polícia Federal para que seja cumprida a reintegração de posse da Fazenda Esperança, em Aquidauana, a 143 km da capital. A propriedade foi ocupada por índios da Comunidade Taunay-Ipegue no dia 31 de maio e teria que ter sido desocupada, de forma pacífica, na última semana. Segundo as lideranças indígenas, aproximadamente 800 terena estão na área.

Conforme dados do site da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, a Polícia Federal foi oficiada na sexta-feira (28). A assessoria da PF informou ao G1, nesta segunda-feira (1º), que recebeu a ordem judicial de reintegração de posse e está em fase de planejamento para desocupação da área.

A ordem de reintegração é do dia 14 de junho, mas o juiz federal Renato Toniasso estipulou prazo de dez dias para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) fizesse a desocupação pacífica. Caso a tentativa de desocupação voluntária fosse frustrada, Toniasso autorizou uso de força policial para retirar os terena do imóvel.

O tempo desta negociação começou a contar a partir do dia 19 e expirou na última semana. Representantes da Funai discutiram a saída da fazenda com lideranças indígenas, em encontro que foi organizado em uma aldeia em Aquidauana, mas não obtiveram resultado.

Em entrevista anterior ao G1, o líder indígena Gilson Terena disse que a reunião não teve acordo e o grupo se recusa a deixar a fazenda. “Pode vir a tropa de choque. Nossos guerreiros estão prontos e não vão sair porque a área é um direito nosso”.