Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Justiça determina reforma em escola estadual no Assentamento Eldorado

Além disto apontou que após supervisão na escola, constatou que esta possui equipamentos, instalações satisfatórios para atender os alunos e profissionais.

18 de Julho de 2014 - 13:53

Os desembargadores da 3° Câmara Civel determinaram que o governo estadual realize uma reforma ou transfira de local a Escola Estadual Paulo Eduardo de Souza Firmino, que fica no assentamento Eldorado, no município de Sidrolândia. Caso não seja cumprida, a escola pode sofrer intervenção judicial.

Eles decidiram de forma unânime contra o recurso do governo estadual, que havia recorrido da decisão de primeiro grau, que determinava esta reforma ou transferência.

O governo estadual alegou que o Poder Judiciário não poderia interferir nas políticas públicas definidas pelo executivo, somente em casos graves no atendimento das demandas sociais, o que não era o caso, além do fato do ter não haver dados concretos sobre a disponibilidade financeira do Estado.

Além disto apontou que após supervisão na escola, constatou que esta possui equipamentos, instalações satisfatórios para atender os alunos e profissionais. Também questionou o prazo “escasso” estabelecido para o cumprimento judicial.

O relator do processo, o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho, esclareceu que para “antecipar os efeitos de tutela”, não e trata de uma prova absoluta, mas sim de uma (prova) consistente.

Ele ainda reconheceu os documentos e fotografias que constam nos autos (processo) como suficientes para demonstrar que neste espaço físico não se oferece as mínimas condições para prestação de serviço educacional, que é responsabilidade do Estado.

O desembargador ainda apontou que não se pode ignorar que apesar de estar ciente das deficiências, o governo não adotou medidas para ao menos minimizar a situação, que pode trazer consequências ao desenvolvimento dos alunos. (Com informações Campo Grande News)