Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Justiça manda polícia montar operação para retirar índios de Fazenda em Aquidauana

Os terenas ocupam a propriedade desde o último dia 31 de maio. Eles construíram ocas no lugar e declararam desde o início da retomada que não pretendem sair da área

Midiamax

01 de Julho de 2013 - 09:55

A Justiça Federal emitiu na manhã desta segunda-feira (1°) um ofício solicitando que a força policial monte um esquema para o cumprimento do pedido de reintegração de posse da Fazenda Esperança – localizada em Aquidauana – 143 quilômetros distante de Campo Grande.


A medida vem em resposta ao pedido do advogado do proprietário da Fazenda Esperança, Niutom Chaves Júnior, que oficializou na Justiça o pedido de ajuda para que a Polícia Federal faça cumprir a reintegração de posse da área na última quinta-feira (27). Data que venceu o prazo para o cumprimento da reintegração de posse expedido pela própria Justiça Federal.


Até agora os indígenas terenas não desocuparam a área. A cautela com o cumprimento da reintegração vem depois de sérias críticas à ação da polícia durante a retomada da área da Fazenda Buriti, em Sidrolância – distante 70 quilômetros de Campo Grande – quando o indígena Oziel Gabriel, 34 anos, morreu em confronto em 30 de maio deste ano. Outro índio, Joziel Gabriel Alves, 35 anos, foi baleado no confronto com produtores rurais e corre o risco de ficar tetraplégico.


Os terenas ocupam a propriedade desde o último dia 31 de maio. Eles construíram ocas no lugar e declararam desde o início da retomada que não pretendem sair da área, que consideram como deles. “Não vamos sair, esta área é nossa. Já foi comprado que é nossa e vamos resistir”, disse o cacique Isaías.