Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Lei beneficia e acelera as promoções de cabos e soldados da PM

A categoria agora vai pedir a abertura de promoção de 480 vagas para cabos, assim como acessos a 3° sargento, ainda neste ano.

Campo Grande News

01 de Dezembro de 2015 - 08:44

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a lei complementar que beneficia e acelera as promoções nas carreiras dos soldados e cabos da Polícia Militar. Esta mudança ocorreu após um acordo entre o executivo e os representantes da categoria, que prevê além do foco no critério de antiguidade, a redução do tempo para que haja esta ascensão profissional.

A lei estabelece uma redução de oito para seis anos no tempo de serviço que o soldado precisa, para poder almejar sua promoção a cabo na Polícia Militar. Após ele completar este tempo, poderá pleitear a promoção, que irá ser concretizada com a realização de curso e abertura de vagas.

O presidente da ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de MS), Edmar Soares, ponderou que já existem quatro turmas aptas para esta promoção, sendo que agora o critério será apenas por antiguidade, com seleção de mérito e provas no curso, antes era 60% pela antiguidade e 40% por mérito.

A intenção era valorizar os policiais que tem mais tempo dedicado a corporação. Para a promoção de cabos a 3° sargento, também teve uma mudança, com diminuição tempo, pois antes se precisava de 12 anos de efetivo na Polícia Militar e quatro de interstício para promoção de antiguidade, agora apenas 10 (anos) e efetivo, continuando os quatro de interstício.

Soares ressaltou que as melhorias se tratam de uma carta compromisso feita com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), no qual 90% já foi cumprida. A categoria agora vai pedir a abertura de promoção de 480 vagas para cabos, assim como acessos a 3° sargento, ainda neste ano.