Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Lei institui Dia Estadual de Incentivo à Redução de Consumo de Luz e Água

A data comemorativa também pretende alertar para a melhoria da “eficiência energética, por meio da utilização de tecnologias.

Mididmax

05 de Dezembro de 2015 - 07:43

Foi publicada nesta sexta-feira (4/12), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, a Lei 4.774/2015, que institui o Dia Estadual de Incentivo à Redução de Consumo, Reuso e Racionalização de Água e Eficiência Energética, a ser comemorado anualmente no dia 22 de março.

A lei é de autoria do deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) e tem como objetivo incentivar atividades com o intuito de promover o “uso e o reuso racional dos recursos hídricos, evitando ao máximo o desperdício”. A escolha da data se deve ao fato de já ser o Dia Mundial da Água.

A data comemorativa também pretende alertar para a melhoria da “eficiência energética, por meio da utilização de tecnologias, recursos e de equipamentos disponíveis” e “disseminar medidas que visem à não poluição dos recursos hídricos, assim como à despoluição daquelas fontes e reservas que se encontram poluídas ou contaminadas”.

Quando apresentou o projeto, que agora se tornou lei, Rinaldo justificou que apesar da abundância de recursos hídricos no Brasil, a falta de água já é uma realidade em diversas cidades do país e isso ameaça o abastecimento tanto hídrico, quanto energético à população. “Por isso, a necessidade de preservar os recursos e utilizá-los com o máximo de eficiência possível”, explicou.