Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Leitão no Rolete prevê movimentação de R$ 3 mil visitantes

A programação da festa organizada pela Cooperativa de São Gabriel do Oeste (Cooasgo) se estende de primeiro a quatro de agosto

Famasul

01 de Agosto de 2013 - 09:53

Com previsão de cinco mil visitantes a mais que no ano passado, a tradicional festa gastronômica Leitão no Rolete, de São Gabriel do Oeste, chega a sua 20ª edição com expectativa de público de 40 mil pessoas, que devem movimentar em torno de R$ 3 milhões, entre convites de shows nacionais, alimentação, inscrição para competições e seminários.

A programação da festa organizada pela Cooperativa de São Gabriel do Oeste (Cooasgo) se estende de primeiro a quatro de agosto, com abertura oficial nesta sexta-feira (2), às 19h30, no Clube do Laço Liberato Maffisson.

Durante os quatro dias de evento serão servidos 240 suínos e 1.200 quilos de linguiça, entre a programação que envolverá apresentações artísticas, seminários, desfile, concurso pega leitão e exposições de máquinas agrícolas, em comemoração ao rendimento da suinocultura na região.

De acordo com o último levantamento agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) São Gabriel do Oeste concentra 13,2% do rebanho de suínos do Estado, o equivalente a 175,8 mil cabeças, enquanto que em Mato Grosso do Sul são produzidos aproximadamente 1,3 milhão ao ano.

Atualmente são abatidos em torno de 2 mil suínos por dia em São Gabriel do Oeste. “Com preços estáveis e valorização próxima dos 30% em relação ao ano passado, a suinocultura do Estado tem muito a comemorar. Contamos com perspectivas de incentivos públicos que devem acelerar o crescimento do setor”, enfatiza o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, ao mencionar a possibilidade da retomada das compras da carne suína pela Ucrânia, devido o aumento da demanda daquele país.

De acordo com a organização do Leitão no Rolete, entre as novidades desta edição que comemora 20 anos do evento, está a festa Fantasy e os shows da dupla João Bosco e Vinícius e da cantora Paula Fernandes. “Junto com a Cooasgo vamos manter a fidelidade do público da festa e fazer com que ela ganhe maior repercussão, de modo que possamos reforçar o título de São Gabriel do Oeste como a capital sul-mato-grossense da suinocultura”, ressalta o presidente do Sindicato Rural do município, Julio Cesar Bortolini, parceiro do evento.