Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Levantamento aponta situação das escolas de Dourados

Os municípios devem se cadastrar no programa, que avalia a realidade escolar e então propõe melhorias na qualidade da educação básica.

Conjuntura Online

25 de Maio de 2011 - 16:44

A Secretaria Municipal de Educação está organizando o LSE (Levantamento Situacional Escolar). O estudo faz parte das ações desenvolvidas pelo PAR (Plano de Ações Articuladas), implantado pelo Ministério da Educação. Os municípios devem se cadastrar no programa, que avalia a realidade escolar e então propõe melhorias na qualidade da educação básica.

O secretário municipal de Educação Walteir Betoni e servidores da secretaria apresentaram segunda-feira (23), para o secretário municipal de Planejamento Antônio Nogueira, o programa e as ações que devem ser feitas para o levantamento da situação das escolas do município.

“O primeiro PAR foi elaborado em 2007 e vence neste ano. Agora estamos preparando o segundo módulo, que deve vencer daqui a quatro anos. Através dele é que conseguimos verbas para a construção, reforma e ampliação das escolas. As verbas são liberadas somente com a elaboração do plano”, explicou Betoni.

Dourados é o único município do estado que já iniciou o processo de estudo da situação escolar. “É um verdadeiro raio-X do sistema educacional”, apontou o secretário.

Engenheiros da prefeitura vão vistoriar a estrutura e mobiliário. Diretores de escola devem apontar o número de alunos por sala, série e turno, professores e material didático disponível na escola.