Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 2 de Dezembro de 2021

Sidrolandia

Líderes rurais recebem capacitação em Jardim

A capacitação vai ajudar a captar informações de forma responsável, trazendo à tona o lado empreendedor de cada participante”, enfatizou Fachini.

clicnews

13 de Julho de 2013 - 11:34

Depois de promover a capacitação de cerca de mil produtores rurais no primeiro semestre de 2013, por meio dos cursos do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), chegou a vez de presidentes e mobilizadores de nove sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul se reunirem em sala de aula para aperfeiçoar ações e elaborar estratégias de desenvolvimento para o agronegócio do Estado.

Com metodologia desenvolvida em Brasília pelo Senar Central, as lideranças rurais se capacitaram por meio do Programa Sindicato Forte, na quinta e sexta-feira (11 e 12), no município de Jardim.

Percorrendo o Brasil o Programa Sindicato Forte chega ao Mato Grosso do Sul e levará a capacitação para seis pólos, atendendo os 68 sindicatos que representam produtores de 72 municípios do Estado. O objetivo é fortalecer as relações institucionais dos sindicatos rurais e habilitar suas lideranças para novos desafios.

Durante a abertura, em Jardim, o diretor secretário da Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul), Ruy Fachini, afirmou que o programa auxiliará na tomada de decisões a favor da agroeconomia. “É necessária a reflexão sobre as ações dos sindicatos e as reais necessidades dos produtores rurais. A capacitação vai ajudar a captar informações de forma responsável, trazendo à tona o lado empreendedor de cada participante”, enfatizou Fachini.

Para o coordenador do Senar Central, Celso Botelho, que dirige a capacitação, há necessidade de atualização contínua. “Temos uma infinidade de ferramentas que serão colocadas à disposição dos presidentes dos sindicatos para que possam ordenar suas ações e colocar a atividade do campo em maior evidência”, confirma Botelho, referindo-se ao conteúdo do Programa.

Após passar por Dourados, Jardim é o segundo pólo a receber o Sindicato Forte que ainda percorrerá no mês de julho as cidades de São Gabriel do Oeste e Campo Grande, atendendo também os municípios vizinhos. Em agosto os sindicatos de Ponta Porã e Três Lagoas serão sede da capacitação, que reunirá representantes do agronegócio da região.