Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Livro tipifica e ajuda na classificação de carcaças bovinas

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Assessoria/Famasul

30 de Agosto de 2014 - 09:51

Trazer mais transparência às negociações da cadeia da pecuária de corte de Mato Grosso do Sul e fortalecer o conceito da qualidade da carne produzida bovina no Estado. Com este propósito, foi lançado ontem sexta-feira (01) um livro eletrônico fotográfico para ajudar na tipificação das carcaças.

Desenvolvido pelo Grupo JBS, em parceria com entidades representativas do setor, o livro foi apresentado durante o mini-curso 'Atributos de Qualidade da Carne e Classificação de Carcaça Bovina, realizado na sede da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Ilustrado como fotos retratando diferentes padrões de carcaça, o livro traz critérios de classificação e a padronização a partir da linguagem técnica utilizada pela indústria, comércio e produtores rurais, explica  o diretor de Relacionamento com o Pecuarista do JBS, Eduardo Pedroso. "É uma ferramenta técnica que auxiliará no propósito de produzir, abater, transportar, embalar e vender uma carne melhor", destacou.

 Participaram do mini-curso profissionais de várias áreas do frigorífico, além de funcionários da Famasul, da Associação Novilho Precoce, da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, da SFA/MS - Superintendência Federal da Agricultura, da Seprotur - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo e da Iagro - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Os cursos apresentaram técnicas de manuseio que podem auxiliar na qualidade da carne bovina e na padronização das carcaças.

 "O stress bovino ocasionado dentro da propriedade rural, do transporte ou do frigorífico, pode influenciar na coloração da carne", afirmou o professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp - Universidade Federal de Campinas, Pedro de Felício. Para o professor, é recomendável que o criador não misture os animais de várias idades no curral e tome medidas de cuidado no manejo. "O gado ao ser enviado para abate precisa estar em pleno ganho de peso, bem alimentado, tendo assim estoque de gordura. Mas o principal é minimizar o stress animal ", ressalta.

 Uma condição mais saudável pelo animal detalha Felício, inclui cuidados que vão de 'dentro da porteira' ao abate, tais como evitar atividades físicas extenuantes, jejum prolongado e oscilações bruscas de temperatura. "O consumidor tem mais  acesso as informações e está mais exigente, então procura carne de cor mais avermelhada. Intuitivamente ele quer uma carne de melhor", afirmou.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.