Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Longen assina quarta-feira em Nioaque ordem de serviço de biblioteca do Sesi

O presidente da Fiems também vai receber do prefeito Gerson Garcia a escritura de doação de terreno de 1.335 m² para abrigar a unidade

Daniel Pedra/Assessoria

16 de Setembro de 2013 - 07:44

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, assina, nesta quarta-feira (18/09), às 14 horas, na Prefeitura Municipal de Nioaque, a ordem de serviço para o início da construção da 36ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul e recebe oficialmente do prefeito Gerson Garcia a escritura de doação de terreno de 1.335 m² localizado na Avenida Visconde de Taunay esquina com a Rua 1º de Março, ao lado do Terminal Rodoviário, no centro da cidade.

O município passará a ser o 32º do Estado a contar com uma unidade do Programa, que já beneficia Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara, Terenos, Cassilândia, Porto Murtinho, Coxim, Caracol e Brasilândia.

A Biblioteca da Indústria do Conhecimento em Coxim já será construída com uma sala de 30 metros quadrados para oferecer os cursos de EaD (Educação a Distância) do Senai e os de Educação Continuada do Sesi, bem como um estacionamento para as unidades móveis das duas entidades. Além disso, a exemplo das outras unidades, ela terá acervo de mais de mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet, ainda disponibilizando a "Hora do Conto", quando os monitores ou professores usam livros fantoches, dedoches e fantasias para contar histórias para os usuários das escolas que visitam as unidades.

As bibliotecas também dispõem de "Hemeroteca", onde ficam as coleções de jornais, revistas, periódicos e recortes de textos veiculados em diversos tipos de mídia, da "Cinemateca", com vídeos educativos, documentários e de lazer, e espaço para a pesquisa escolar, com acervo composto de obras nas diversas áreas do conhecimento, contemplando diferentes gêneros da literatura. Os usuários também podem levar os livros para casa, pois as bibliotecas oferecem condições para empréstimos dos exemplares, sendo possível o empréstimo pelo prazo de sete dias corridos.

O coordenador de engenharia do Sistema Fiems, Julio Da Cas Netto, acrescenta que a área total do terreno é de 1.335 m², enquanto a área construída chega a 114,75 m². O superintendente do Sesi, Michael Gorski, destacou que a construção da biblioteca em Coxim significa a democratização do conhecimento. "Essa unidade da Indústria do Conhecimento terá uma área maior, justamente por conta do espaço para os treinamentos e oferecimento dos cursos da modalidade de EaD do Sesi e do Senai", completou.