Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Luxottica, dona da Ray-Ban, e fabricante de lentes Essilor anunciam fusão

Negócio cria gigante global no setor de óculos, com receitas combinadas de mais de 15 bilhões de euros.

G1

16 de Janeiro de 2017 - 14:37

A empresa de óculos Luxottica, dona de marcas como Ray-ban, Oakley e Person, e a fabricante de lentes Essilor, proprietária das marcas Varilux e Transitions, anunciaram nesta segunda-feira (16) que chegaram a um acordo de fusão, que culminará numa gigante global no setor de ótica, com receitas combinadas superiores a 15 bilhões de euros.

O valor de mercado da união dos negócios está sendo estimado pelo mercado em cerca de 50 bilhões de euros. euros. O acordo todo em ações marca uma das maiores alianças de empresas em dois países diferentes da Europa e une a Luxottica, maior fabricante de óculos do mundo com marcas como Ray-Ban e Oakley com a maior produtora de lentes do mundo, a Essilor.

Pelo acordo, a francesa Essilor fará uma troca de ações com o principal acionista da Luxottica, Delfin, para criar uma empresa que passará a fabricar tanto armações quanto lentes. O grupo Delfon entregará sua fatia de 62% na Luxottica em troca de uma participação de 31% a 38% na futura companhia, que se chamará EssilorLuxottica.

"Finalmente, após 50 anos, dois produtos que são naturalmente complementares serão criados, fabricados e distribuídos sob o mesmo teto", disse, em comunicado Leonardo Del Vecchio, presidente do conselho de administração da Luxottica.

Analistas da Jefferies estimam que o mercado está crescendo entre 2% e 4% por ano, enquanto a Luxottica e a Essilor afirmam que pelo menos 2,5 bilhões de pessoas no mundo ainda sofrem com problemas de visão sem tratamento.

A EssilorLuxotica terá 140 mil funcionários e terá sede e será listada em Paris. A empresa ainda terá uma estrutura de governança complexa, com Del Vecchio e o presidente do conselho e presidente-executivo da Essilor, Hubert Sagnieres, efetivamente compartilhando o comando da companhia combinada, destaca a Reuters.

Para ser efetivada, a fusão terá que ser aprovada pelas autoridades francesas.

Com sede na Itália, a Luxottica é a líder global na fabricação e venda de óculos. A empresa possui também o licenciamento de muitas marcas de moda, incluindo Bulgari, Prada, Chanel, Armani, Burberry , Ralph Lauren, Michael Kors e Dolce & Gabbana.

Já a francesa Essilor tem como principais marcas Varilux, Crizal, Transitions, Eyezen, Xperio, Foster Grant.