Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Mais de 2,4 mil famílias atingidas por granizo receberão 7 mil telhas

A doação foi feita pela Defesa Civil de Mato Grosso do Sul para atender 2.457 unidades atingidas pela chuva de granizo, do último dia 7 de setembro.

Correio do Estado

22 de Setembro de 2015 - 13:57

Depois de decretar estado de emergência e pedir ajuda aos Governos Estadual e Federal, o município de Iguatemi, a 466 quilômetros da Capital, recebe às 19 horas, desta terça-feira (22), cerca de sete mil telhas. A doação foi feita pela Defesa Civil de Mato Grosso do Sul para atender 2.457 unidades atingidas pela chuva de granizo, do último dia 7 de setembro.

De acordo com o coordenador municipal da defesa civil de Iguatemi, Ramão Lino Guerreiro, levantamentos dos prejuízos foram realizados no dia da chuva e no dia 8 de setembro dois técnicos da defesa civil do Estado fizeram um levantamento real dos danos causados ao município. A prefeitura realizou a compra de 5 mil telhas, mas o número de atingido dobrou.

À princípio, 800 famílias haviam sido atingidas e realizado cadastro no CRAS da cidade, porém a triagem social e procura dos moradores continuou e o número subiu para 2457 unidades atingidas pela destruição do granizo. 

"Depois dos dois levantamentos, uma reunião no último dia 14, em Campo Grande, possibilitou a doação", disse Ramão.

Agora, servidores da Secretaria de Assistência Social, realizam uma nova triagem social para que o número de telhas seja dividido de forma correta para cada morador. "Teve gente que já conseguiu doação, outros os filhos ajudaram, então a equipe vai fazer esse novo levantamento para saber a real necessidade de cada um", finalizou Ramão.

CHUVA

No dia da chuva, além das casas, comércios e escolas também tiveram os telhados destruídos pela chuva, e não abriram no dia posterior ao fenômeno natural. O valor total do prejuízo foi estimado pela prefeitura em R$ 1 milhão.