Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Manejo foi principal assunto na abertura da colheita da soja em MS

Evento está sendo promovido na fazenda Jotabasso, em Ponta Porã. Nesta quinta-feira vai ocorrer a abertura oficial da colheita de soja.

G1 MS

26 de Janeiro de 2017 - 10:51

O  modo como o produtor rural maneja suas lavouras, desde o plantio das sementes até a colheita, passando pela aplicação de defensivos agrícolas, foi um dos principais assuntos nas palestras do primeiro dia da programação da abertura nacional da colheita da soja, que está sendo promovida na fazenda Jotabasso, em Ponta Porã.

O diretor de Marketing da Basf, Marcelo Batistela, por exemplo, lembrou que entre 2040 e 2050 o mundo deve atingir uma população de 9 bilhões de pessoas, e que todo o planeta depende da evolução da agricultura, em especial  o Brasil, para alimentar uma parte significativa destas pessoas.

Entretanto, para que cumpra esse papel, comentou que a agricultura brasileira ainda tem que superar alguns obstáculos como aumentar sua produtividade, sua rentabilidade, sua eficiência, as ameaças fitossanitárias e avançar ainda  no manejo e tropicalização dos insumos.

Lembrou que o setor no país, mesmo como diversos gargalos, é atualmente um dos principais produtores e exportadores de diversos tipos de alimentos, como açúcar, soja, milho, café, carne bovina e frango.

Ressaltou também que somente com a utilização de novas tecnologias a produção vem crescendo e deverá continuar a aumentar, mas que para que isso ocorra será necessário o investimento em fatores chaves como solo, manejo adequado, defensivos, genética e clima.

Ele destacou que umas das principais preocupações do setor no momento em relação a essa questões é como respeito perda de nova tecnologias, seja em defensivos ou mesmo organismos geneticamente modificados por um manejo inadequado.

Um exemplo de como o manejo inadequado pode causar uma serie de prejuízos ao agricultor foi dado pelo especialista em Produtos Diferenciados da Yara, João Eduardo Simões Maçãs. Ele explicou em sua palestra que para que uma planta obtenha o máximo do seu potencial produtivo são necessários vários fatores como: genética, época correta de cultivo, manejo, nutrição e clima.

Disse que o fertilizante é o alimento da plantas, mas que a partir de determinada quantidade aplicada, quando o vegetal já não tem mais condições de absorvê-lo, em vez de aumentar a produtividade, pode provocar o efeito inverso, causando retração.

Programação

Já nesta quinta-feira (26), o evento contará com mais três palestras antes da solenidade de início da colheita da safra. Marcelo Gravina, membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia vai falar sobre os desafios dessa área para a nova safra.

Evaristo de Miranda, da Embrapa, vai comparar o uso e a ocupação da terra no Brasil e a sustentabilidade agrícola em comparação com outros players globais e consultor Flávio França Júnior discutirá os desafios e perspectivas para esta temporada.

Às 10h (de MS) está previsto pela organização o início da solenidade de abertura da colheita, com os discursos das autoridades e em seguida, às 11h30, o começo do trabalho das máquinas no campo.