Sidrolandia
Mano Menezes tem rivais mais fortes do que Dunga no início de trabalho na seleção
Comparação do ranking Fifa dos cinco primeiros rivais de cada mostra fase melhor dos adversários de Mano Menezes. Irã e Ucrânia, por exemplo, estão mais bem posicionados do que País de Gales e Kuwait em 2006
IG
28 de Setembro de 2010 - 07:55
dificuldade de Mano Menezes e da cúpula da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em encontrar adversários para a seleção brasileira tem explicação na vontade do treinador de não enfrentar rivais medíocres, como ele explicou durante sua apresentação, em julho. Comparado com os primeiros jogos de Dunga no comando do Brasil, em agosto de 2006, Mano teve e terá pela frente rivais mais fortes no início de trabalho.
Irã e Ucrânia foram anunciados nesta segunda-feira como os adversários de outubro (7 contra os iranianos, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e ucranianos dia 11, em Derby, na Inglaterra) e, num primeiro momento, a impressão é de que o pedido por rivais mais fortes se transformou em balela - o técnico convocou os jogadores na quinta-feira, dia 23 de setembro, sem os duelos confirmados, o que gerou críticas. Só que o iG comparou o ranking Fifa dos primeiros rivais de Dunga com os de Mano, um parâmetro de como as seleções estavam na época do confronto, e atualmente os desafios são mais complicados, na teoria ao menos.
Robinho em ação contra os Estados Unidos. Primeiro rival de Mano foi mais forte que a Noruega que Dunga enfrentou em 2006 |
O Irã, por exemplo, mesmo como número 57 no ranking, está em melhor situação do que País de Gales (62°) e Kuwait (71°) estavam em 2006. Veja abaixo os cinco primeiros jogos de cada treinador (para Mano projetam-se os dois próximos, em novembro contra a Argentina e fevereiro frente à França).
Início de Dunga
- Noruega (49° do ranking Fifa em agosto de 2006) - 1 a 1
- Argentina (3° do ranking Fifa em setembro de 2006) - 3 a 0 Brasil
- País de Gales (62° do ranking Fifa em setembro de 2006) - 2 a 0 Brasil
- Kuwait (71° do ranking Fifa em outubro de 2006) - 4 a 0 Brasil
- Equador (34° do ranking Fifa em outubro de 2006) - 2 a 1 Brasil
Início de Mano
- EUA (18° no ranking Fifa em agosto de 2010) - 2 a 0 Brasil
- Irã (57° atualmente)
- Ucrânia (26° no ranking Fifa atualmente)
- Argentina (5° no ranking Fifa atualmente, jogo em novembro)
- França (27° no ranking Fifa atualmente, jogo em fevereiro)
Tradição
Na comparação, serão duas seleções de tradição para Mano Menezes contra uma de Dunga. Na sequência, o treinador na Copa da África do Sul fez jogos contra Portugal e Inglaterra, antes e depois da Copa América de 2007. Mano já tem agendado um compromisso pós-Copa América 2011 contra a Alemanha, em agosto, na Europa.
A ausência das Eliminatórias vai precisar ser compensado com a escolha dos adversários que vamos enfrentar. Não vale só a questão de ser uma seleção tradicional, mas que imponha dificuldade no confronto, que estabeleça maneiras diferentes daquela que a gente gosta de joga, disse Mano Menezes.
Como sede da Copa 2014, o Brasil não participará das Eliminatórias, que começam no final de 2011, duram dois anos e cada seleção da América do Sul jogará 18 vezes, datas que o Brasil terá livre e precisará preencher. Sem a seleção brasileira, nove equipes sul-americanas brigarão, por enquanto, por quatro vagas direta e uma na repescagem para o Mundial no Brasil.
Durante sua apresentação, Mano Menezes disse também que escolheria adversários por sua maneira de jogar e pela motivação que essas equipes terão no amistoso. O Irã se prepara para disputar Campeonato da Federação de Futebol da Ásia Ocidental, que será realizada entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro em Amã, na Jordânia. Mano gostou de enfrentar o Irã porque encontrará uma seleção se preparando para um torneio oficial.
A Ucrânia não perde há seis jogos, desde que foi derrotada pela Grécia, 1 a 0, em 18 de novembro de 2009 e ficou fora da Copa do Mundo da África do Sul. Empatou em 11 de agosto com a vice-campeã mundial Holanda, 1 a 1, e para Mano servirá para testar o time leve e jovem que vem escalando contra uma equipe com forte defesa. Como sede da Euro 2012, a Ucrânia não participa das Eliminatórias dessa competição e só disputará amistosos, semelhante ao Brasil.
Temos de enfrentar adversários que jogam corpo a corpo, o que a gente normalmente não gosta, e escolher variações para ir preparando a seleção de diferentes maneiras para que ela esteja completa quando chegar à Copa, disse o treinador.
Em setembro, Mano vetou os adversários sugeridos pela CBF (não revelados, um africano ao menos) e pela Kentaro, empresa que detém direito sobre algumas partidas da seleção na temporada. Preferiu ficar uma semana treinando em Barcelona, na Espanha, e fez um jogo-treino contra o Barcelona B - venceu por 3 a 0. A dificuldade para encontrar rivais importantes é que nas datas Fifa as mais fortes européias estão envolvidas nas Eliminatórias para a Euro.