Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 5 de Dezembro de 2024

Sidrolandia

Marinha disponibiliza estrutura para ações contra a dengue em Corumbá

O contra-almirante deixou claro que a Marinha jamais ficaria alheia a um problema de saúde pública como a dengue. “Ninguém faz nada sozinho.

Assessoria

09 de Janeiro de 2013 - 14:42

A Marinha do Brasil será uma das parceiras da Prefeitura de Corumbá nas ações de prevenção e combate à dengue, inclusive com estrutura nos bairros da cidade para atender pacientes da doença. O apoio foi anunciado pelo prefeito Paulo Duarte durante a entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (09), quando ele detalhou o encontro que teve com o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário.

“O comandante veio nos fazer uma visita e aproveitamos para reforçar a parceria existente entre as duas instituições e ele anunciou apoio nas ações contra a dengue, disponibilizando inclusive uma equipe da área da saúde, para atendimento a pacientes nos bairros da cidade, como também militares para atuar nos trabalhos de campo junto com os agentes de endemias da Prefeitura”, anunciou Paulo.

O contra-almirante deixou claro que a Marinha jamais ficaria alheia a um problema de saúde pública como a dengue. “Ninguém faz nada sozinho. Tudo depende de parceria e a população também deve ser parceira”, disse Dibo, acentuando que a comunidade deve participar ativamente das ações, principalmente de prevenção, para evitar epidemia, e que o trabalho deve ser contínuo.

Ainda nesta quarta-feira, a secretária Denaci Ranzi inicia os entendimentos com a equipe da Marinha, destacada pelo contra-almirante Dibo, para acertar detalhes dessa parceria que prevê instalação de tendas especiais em bairros estratégicos, que funcionarão como unidades de saúde móvel, dotadas de estrutura necessária para atender pacientes, inclusive com hidratação por até 12 horas.

Estes profissionais de saúde que serão disponibilizados pela Marinha, na sua maioria enfermeiros, atuarão junto com equipes da prefeitura, sob coordenação dos médicos municipais. Além deles, o 6º Distrito vai liberar outros militares, entre 30 e 40, que irão atuar junto com os agentes de endemias, nas ações de prevenção e combate à doença, visitando as moradias, conversando com moradores e eliminando focos da de proliferação do Aedes aegypti.

Paulo Duarte informou ainda que, na sexta-feira (11), aproveitará a troca de comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, quando o general de brigada Pedro Paulo de Mello Braga assume o comando em substituição ao general de brigada Carlos dos Santos Sardinha, para tratar do assunto com o Exército Brasileiro que já está disponibilizando soldados para as ações em andamento na cidade.

O encontro aconteceu no final da tarde de ontem, terça-feira, e contou com a presença da secretária de Saúde, Dinaci Ranzi. Participaram também o Capitão-de-Corveta Sérgio Henrique Luz Vogel; a assessora de Dinaci, médica veterinária Viviane Ametlla, e do assessor Lamartine Figueiredo Costa.