Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Marinha reabre inscrições para 95 vagas na área de saúde

O pagamento da taxa de inscrição foi prorrogado até 2 de junho. O pedido de isenção pode ser feito até o dia 30

G1

26 de Maio de 2011 - 10:57

A Marinha reabriu as inscrições para o concurso para 95 vagas para ingresso no Corpo de Saúde. Do total, 27 são destinadas exclusivamente para candidatos do sexo masculino. Os salários não foram informados.

A Diretoria de Ensino da Marinha decidiu reabrir as inscrições devido à decisão da 22ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, que determinou a exclusão da exigência da altura mínima e máxima do edital. O pagamento da taxa de inscrição foi prorrogado até 2 de junho. O pedido de isenção pode ser feito até o dia 30.

De acordo com a retificação, publicada no “Diário Oficial da União” de quarta-feira (25), os candidatos inscritos nesse período serão considerados "sub judice".

O candidato deve ter nível superior nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, cirurgia plástica,  clínica médica, coloproctologia, dermatologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina intensiva, medicina legal, neurologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria e radiologia, no caso de médicos; cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, dentística, endodontia, implantodontia, odontopediatria, ortodontia, periodontia e prótese dentária, no caso de cirurgiões dentistas; e enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia, no quadro de apoio de saúde.

O candidato deve ter menos de 36 anos de idade no 1º dia do mês de janeiro de 2012, (nascidos a partir de 02/01/1976, inclusive).

O candidato aprovado e classificado na seleção inicial fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na Ilha das Enxadas - s/nº - Centro - Rio de Janeiro/RJ. O curso tem por finalidade o preparo do candidato para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha, situadas em qualquer Unidade da Federação.

O curso é constituído por um período de adaptação de, aproximadamente, duas semanas e uma etapa básica compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos. Durante o curso o guarda-marinha terá remuneração conforme previsto na Lei de Remuneração dos Militares, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Após o CFO, o candidato fará Estágio de Aplicação (EA), com duração de até 6 semanas, que tem por finalidade a adaptação às características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e à avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas. Será realizado em Organizações Militares (OM), sob a supervisão do CIAW. O CFO e o EA, conjuntamente, terão a duração de 39 semanas.

O ingresso no quadro técnico será no posto de primeiro-tenente, após o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases da seleção inicial, ter sido aprovado em todas as fases do curso de formação e no estágio de aplicação.

As inscrições poderão ser realizadas no site www.ensino.mar.mil.br, no link “Concursos Externos”, até dia 30 de maio. As inscrições poderão ser realizadas ainda nos dias úteis, das 8h30 às 16h30, nas organizações da Marinha listadas no edital. A taxa é de R$ 62,00.

A seleção inicial terá prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais, prova de expressão escrita, seleção psicofísica, teste de suficiência física, verificação de dados biográficos - fase preliminar, prova de títulos e prova prático-oral de conhecimentos profissionais, apenas para cirurgiões-dentistas.

A prova escrita objetiva e prova de expressão escrita estão marcadas para o dia 3 de julho.