Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Mato Grosso do Sul já tem 90% da soja plantada

De acordo com o estudo realizado pela entidade entre os dias 5 e 9 de novembro, a área destinada ao plantio já mostra 94,6% de utilização da cultura

MS Record

12 de Novembro de 2012 - 15:36

25 de novembro. Este é o prazo dado por Almir Dalpasquale, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, para o término do plantio da soja no Estado.

Nos próximos dez dias, os municípios situados no Centro/Norte do Estado (Bandeirantes, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Nova Alvorada do Sul, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora), que na média já cultivaram 75,5% da área destinada à oleaginosa. Estes municípios apresentaram um crescimento de mais de 15% em relação ao levantamento feito na última semana (de 29 de outubro a 1º de novembro).

Já para a região do Cone-Sul, “até o dia 15 de novembro, os trabalhos de plantio devem ser encerrados”, prevê Dalpasquale. De acordo com o estudo realizado pela entidade entre os dias 5 e 9 de novembro, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Secretaria Estadual de Produção e Turismo – Seprotur e com recursos do Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS – Fundems, a área destinada ao plantio já mostra 94,6% de utilização da cultura.

Para acessar os resultados completos do trabalho, com os gráficos entre no site http://www.aprosojams.org.br/sgc/uploads/publicacoes/Circular_Acompanhamento_SOJA_4_1.pdf

O projeto

O projeto Siga/MS, desenvolvido desde a safra 2009/2010, apura estatísticas agropecuárias por meio de utilização de sensoriamento remoto, com uso de imagem de satélites, e levantamento de campo.

Sobre a Aprosoja/MS

Fundada em 2007, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS é uma entidade sem fins lucrativos, criada para atender aos anseios dos produtores de soja, milho, sorgo, aveia, trigo, entre outros. A Aprosoja incentiva a produção e consumo de grãos e derivados, estimula a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, bem como de comercialização e exportação da produção. Além disso, orienta e apoia seus associados em todas as fases da atividade. A Associação trabalha a favor do desenvolvimento do setor e implementação de novas estratégias. Para mais informações, acesse:http://www.aprosojams.org.br/ –facebook.com/aprosojams – @Aprosojams.