Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Mato Grosso do Sul terá exame para conclusão de estudos em 34 cidades

Segundo o Inep, o exame é destinado a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

G1 MS

17 de Março de 2014 - 16:00

Mato Grosso do Sul terá 34 cidades de aplicação de provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2014. As inscrições para a avaliação para conclusão de estudos foram abertas, nesta segunda-feira (17), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No Diário Oficial do Estado de sexta-feira (14), é possível ver o edital. Os municípios sul-mato-grossenses que terão o Encceja são Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Jaraguari, Jardim, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Tacuru e Três Lagoas.

Segundo o Inep, o exame é destinado a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os resultados, de acordo com o instituto, garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior.

Para conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental por meio do exame no país, o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de março pelo site do Encceja. Conforme o Inep, na inscrição, o candidato ao certificado pode optar por uma ou mais áreas do conhecimento que serão avaliadas: língua portuguesa, com redação; língua estrangeira moderna; educação física e educação artística; matemática; história e geografia; ciências naturais.

As provas serão realizadas no dia 1º de junho. De manhã, das 8h às 12h, serão aplicadas as avaliações de ciências naturais e história e geografia. À tarde, das 14h às 19h, as provas serão de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação e matemática.

O certificado é concedido pelas secretarias estaduais de educação. Por isso, o candidato precisa indicar, no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento.