Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

MEC abre prazo para que universidades iniciem renovação do Fies

Segundo FNDE, 2% dos contratos do primeiro semestre não foram renovados.

G1

09 de Janeiro de 2017 - 07:36

O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (9) o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para que as instituições de ensino superior iniciem o processo de renovação dos contratos do Financiamento Estudantil (Fies) firmados até 31 de dezembro de 2016. Posteriormente, a renovação deverá ser validada pelos estudantes.

Cada contrato de financiamento deve ser renovado (ou aditado) a cada novo semestre. Primeiro, o sistema, chamado SisFies, é aberto para que as instituições insiram os dados sobre os contratos dos estudantes. Depois, o sistema dá acesso aos estudantes, que verificam e validam as informações, para que então o procedimento de renovação contratual seja finalizado.

No caso de aditamentos não simplificados, ou seja, quando algum dado cadastral precisa ser alterado, como, por exemplo, o fiador, o processo tem uma etapa extra: ao acessar o SisFies, o estudante precisa emitir um Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) e entregá-lo ao banco que serve como agente financeiro do contrato.

Primeiro semestre

Para o aditamento referente ao primeiro semestre de 2017, o prazo foi prorrogado duas vezes por causa de problemas financeiros e técnicos.

Segundo balanço final do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), após o fim do prazo final, cerca de 30 mil contratos, ou 2% do total, ficaram sem renovação.