Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 3 de Outubro de 2024

Sidrolandia

MEC nega ter divulgado tema da redação antes da prova

Alguns internautas fizeram imagens a partir da página do MEC no Twitter, nas quais a publicação que continha o tema do texto aparecia como tendo sido publicada às 12h52.

Terra

06 de Novembro de 2012 - 16:10

Após usuários do Twitter terem questionado a divulgação "antecipada" do tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada neste domingo em todo o País, o MEC (Ministério da Educação), negou qualquer vazamento.

"O Ministério informa que publicou o tema da redação do Enem 2012 no Twitter às 13h52 do dia 4 de novembro, horário oficial de Brasília. A prova teve início às 13h", informou o órgão por meio de sua assessoria.

Alguns internautas fizeram imagens a partir da página do MEC no Twitter, nas quais a publicação que continha o tema do texto aparecia como tendo sido publicada às 12h52. Em outras imagens capturadas pelos usuários, a publicação estava com o horário de 7h52.

De acordo com o MEC, cada navegador tem a sua configuração e alterações no horário visualizado são comuns. Para o órgão, a publicação de 12h52 foi feita sem o registro do horário de verão. "O horário que aparece é o regular (GMT-3h), não está registrado o horário de verão", disse o órgão.

Já sobre os casos em que o horário que aparece é o de 7h52, o problema seria técnico. "No Twitter, quando o usuário não está logado com suas próprias configurações de horário, o sistema leva automaticamente para a hora da costa oeste dos Estados Unidos", afirmou a assessoria do ministério.

O tema da redação deste ano - O movimento migratório para o Brasil no século 21 - causou polêmica entre os estudantes, que na sua maioria classificaram a proposta como difícil. Ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu o tema.

"Temos uma comissão competente que considerou, entre tantas sugestões de tema, este o mais adequado. Ele pressupõe a capacidade de articular informações e refletir sobre o momento que o Brasil está vivendo.

O Brasil é um País que teve uma diáspora, mas com a estabilidade, a democracia, hoje atrai povos. Acho que é um tema bastante contemporâneo, desafiador e não previsto", disse.

Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, o candidato resolveu no sábado, dia 3 de novembro, questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, dia 4, foi a vez dos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação. O gabarito oficial tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.