Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Médico descobre diagnóstico de doença rara após assistir série "House"

Antes de procurar a ajuda de Schaefe, outra equipe médica havia sugerido que ele passasse por um transplante de coração

Uol

07 de Fevereiro de 2014 - 16:17

Na Alemanha, um médico fã da série House chegou ao diagnóstico de um paciente após assistir a um episódio da série protagonizado por Hugh Laurie.

Em um artigo publicado nesta sexta-feira, 7, pelo jornal Lancet, o Dr. Juergen Schaefe descreveu como descobriu a cura de uma doença rara, diagnosticada em um paciente de 55 anos -- que não teve seu nome divulgado.

O homem chegou ao centro médico em Marburg, no norte de Frankfurt, apresentando febre, cegueira, surdez e o entupimento dos vasos sanguíneos. Após a realização de exames, foi constatado que o paciente havia sido envenenado com uma dose de cobalto. Antes de procurar a ajuda de Schaefe, outra equipe médica havia sugerido que ele passasse por um transplante de coração.

No exame de sangue feito em Marburg foi detectado traços de cobalto e cromo. Neste momento, Schaefe começou o mesmo tratamento que havia assistido em um episódio de House. "Não teríamos encontrado o diagnóstico sem a ajuda de House. Já havíamos visto os tipos de sintomas no Google e chegamos ao diagnóstico", disse o médico para a publicação.

Questionado se havia alguns traços de Dr. Gregory House em sua personalidade -- como sendo temperamental e sarcástico --, Schaefe desconversou. "É importante ser legal, mas você não deixa o paciente saudável sendo legal", afirmou.