Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 5 de Dezembro de 2020

Sidrolandia

Memoria Viva” deste mês conta a história do farmacêutico Pedro Malagoli, por Jurandir Camilo

Região News nesta oportunidade se associa a trajetória de belos exemplos do Senhor Pedro Malagoli, para agradecer a sua prestimosa colaboração a Sidrolândia.

Jurandir Camilo

14 de Março de 2014 - 14:41

Foto: Paula Lucia/Região News

Pedro Malagoli aos 78 anos, em 2012, acompanhado da esposa Neuza Malagoli, quando foi homenageada durante evento de enfermagem na Câmara

O Site Região News http://i.imgur.com/r4VSps9.jpgaborda nesta oportunidade a trajetória de uma das pérolas da história administrativa e política de Sidrolândia, desde a sua emancipação.

Estamos nos reportando à figura emblemática de Pedro Malagoli. Casou-se com a Senhora Neuza Malagoli no dia 26/06/1956 e dessa união veio ao mundo os filhos Edmilsom e Rose, sendo também pais adotivos da Fátima. Pedro se estabeleceu primeiramente com o seu comércio na antiga Avenida Noroeste, hoje Dorvalino dos Santos, ao lado da Churrascaria Casa Nostra, de propriedade do Danilo, depois se mudando para onde hoje está localizado o Foto Eda do Pacheco. Você vai conhecer um pouco do histórico do Senhor Pedro Malagoli, comerciante em Sidrolândia desde o longínquo ano de 1955, no ramo de farmácia. Pedro Malagoli nasceu na cidade de Biriguí, no estado de São Paulo no dia 17/01/1934, hoje com 80 anos bem vividos.

Naquela avenida de terra batida onde nos períodos de seca, a poeira tomava conta do balcão e das prateleiras, contrastava com o lamaçal da avenida que se estendia para o interior do estabelecimento nos períodos chuvosos. Corria o ano de 1958 e enquanto o Brasil comemorava a conquista inédita de Campeão Mundial de Futebol na Suécia, Pedro Malagoli como único farmacêutico da cidade se desdobrava num misto de doutor e às vezes ajudando Dona Henriqueta, Dona Olivia e Dona Ana, as parteiras da época, nos partos mais complicados, tendo em vista que a presença de um médico vindo de Campo Grande, se resumia a apenas uma vez ao mês.

Durante todos esses anos, Pedro se destacou como uma pessoa muito querida e extremamente prestativa no seio da sociedade sidrolandense, pois além de comerciante, integrou um seleto grupo de pessoas na construção da sede do Esporte Clube Sidrolândia, a coqueluche social das noites de sábado.

http://i.imgur.com/5pBq813.jpg

http://i.imgur.com/3Emv0m5.jpgPedro Malagoli foi Presidente, Diretor Social, Diretor Esportivo e também atleta do Esporte Clube Sidrolândia durante anos. Face a sua facilidade de comunicação, enveredou-se para o campo político tornando-se Vereador por 02 mandatos, Presidente da Câmara e Vice Prefeito de Sidrolândia no mandato do Prefeito Atílio Luís Pereira, de 1970 à 1972.                               

Passam-se os anos e a sociedade acaba se esquecendo das suas figuras lendárias, mas a história de pessoas como Pedro Malagoli está intimamente legitimada nos anais dos 60 anos de Sidrolândia que comemorou aniversário no último dia 11 de dezembro de 2013.