Sidrolandia
"Mensalinho" de Dourados teve mais denunciados que "Mensalão"
MS Notícias
17 de Setembro de 2010 - 09:29
A quantidade de denunciados é bem maior, porém o esquema de propinas do "mensalinho" douradense é semelhante ao "mensalão" nacional, que gerou ação judicial multipla envolvendo 40 nomes, inclusive o ex-todo poderoso José Dirceu, entre outros petistas que estavam no governo Lula ou no partido dele, o PT. No de Dourados são 61 denunciados.
Na denúncia do "mensalinho" de Dourados, chefiado pelo prefeito Ari Artuzzi, sobrou para a maioria dos parlamentares do Legislativo douradense, o que não aconteceu no caso do "mensalão" nacional, que deixou preservados a maioria dos deputados e senadores que teriam recebido propinas em troca da fidelidade nas votações.
Outra diferença é que no caso de Dourados o prefeito, acusado de chefiar a quadrilha de assalto aos cofres públicos, foi filmado recebendo dinheiro, e não pode dizer: "Eu não sabia".
O fato é que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul denunciou (acusou formalmente) 61 suspeitos de envolvimento no suposto esquema de propina e desvio de verbas na prefeitura e na Câmara de Dourados (MS).
Em uma das ações, por conta do foro privilegiado, o único denunciado foi o prefeito Ari Artuzi (PDT), preso há 15 dias sob suspeita de chefiar a suposta articulação que, segundo as investigações da Polícia Federal, desviava 10% do valor de contratos firmados pela prefeitura.
Outra ação lista 60 nomes de denunciados. Os denunciados podem responder por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva, fraude de licitação, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
A defesa de Artuzi nega envolvimento do prefeito.