Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 11 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Metade dos jovens entre 15 e 17 anos está fora do ensino médio

A situação é mais crítica nas regiões Norte e Nordeste, onde apenas 40% dos alunos estão no ritmo certo

R7

17 de Setembro de 2010 - 15:19

Metade dos brasileiros entre 15 e 17 anos não está na série escolar adequada, mostram os dados da SIS (Síntese de Indicadores Sociais) divulgados nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esses estudantes deveriam estar cursando o ensino médio, mas estão em outras séries escolares, como o nível fundamental. 

A situação é mais crítica nas regiões Norte e Nordeste, onde apenas 40% dos alunos estão no ritmo certo. O quadro já foi pior. Em 1999, menos de um terço dos jovens estava na classe adequada em todo o país.

Ricos x pobres

As condições de escolaridade dos adolescentes são um dos retratos das desigualdades econômicas do Brasil: há fortes diferenças entre ricos e pobres. No grupo de 20% dos jovens mais pobres, somente 32% dos adolescentes de 15 a 17 anos de idade estavam no ensino médio.  

Ou seja: 68% desse pessoal não tem conseguido acompanhar corretamente as aulas – seja pela dificuldade em aprender, por condições inadequadas do ambiente, por falta de interesse, de estímulo familiar ou de professores -, e continuam nas séries do primeiro grau.

Já entre os 20% mais ricos, a situação é inversa. Quase todos (78%) os jovens de classe média e alta têm a oportunidade de estudar, e a maioria é fortemente cobrada pelos pais quanto ao desempenho escolar. Esse grupo está matriculado no ensino médio no nível correto.

No relatório, o IBGE aponta a família como a principal responsável pela educação.

- A renda familiar exerce grande influência na adequação idade/série frequentada.