Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Meteorologia prevê mais chuva forte e trovoadas na região sudoeste de MS

Em Sidrolândia dia será de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora

Conjuntura On-line

26 de Setembro de 2014 - 07:00

Segundo o Inmet, as chuvas estão previstas para todo o estado, mas devem ser mais fortes na região sul e sudoeste, onde a mínima será de 25º C e máxima de 33º C.

Os termômetros em Campo Grande registram temperaturas máximas de 30º e mínima de 20ºC. A previsão é que o dia seja nublado, com períodos de parcialmente nublado, pancadas de chuvas fortes e trovoadas isoladas.

No leste, em Costa Rica, Água Clara e Selvíria, a umidade relativa do ar registra índices de 65%, considerado sem restrição alguma. A mínima será de 20º C e a máxima de 32º C.

Em Sidrolândia dia será de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A máxima será de 29°C e a mínima 19°C.

Tornado em Porto Murtinho

Neide Oliveira, meteorologista do Inmet, explicou que os ventos fortes e combinação de fatores climáticos em Porto Murtinho na tarde de quarta-feira (24) podem ter provocado o tornado.

Esse tornado deu-se pela combinação de excesso de calor e umidade. Há uma frente fria, associada a um sistema atmosférico, que vinha do Paraguai e norte da Argentina, quando chegou em Porto Murtinho as temperaturas estavam altas. 

Essas condições estavam favoráveis para a ocorrência de um sistema convectível, formado pelo calor e umidade. A frente fria estava no oceano, associou-se ao sistema e aliou-se a umidade da Amazônia, ocasionando o tornado, esclareceu.