Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 12 de Julho de 2024

Sidrolandia

Meteorologia prevê pancadas de chuva à tarde em algumas regiões do Estado hoje

Em Dourados, há possibilidade de nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de pancada de chuva

Notícias MS

17 de Setembro de 2012 - 10:52

A semana começa com sol forte pela manhã, na Capital sul-mato-grossense, com temperatura mínima de 32ºC e a máxima deve atingir os 39ºC hoje (17). No momento a umidade do ar é de 31%.

Segundo a meteorologia há possibilidade de nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de pancada de chuva à tarde, em Campo Grande. O aviso é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com os meteorologistas há possibilidade de pancada de chuva de forma isolada a qualquer hora do dia em Mato Grosso do Sul hoje. Em demais áreas de MS faz sol e poucas nuvens. Os meteorologistas também chamam a atenção para o baixo índice de umidade relativa do ar a partir da tarde em diversas regiões do Estado (que deve ficar abaixo de 30%). Temperatura permanece estável.

Pantanal

A previsão dos meteorologistas do CPTEC para região pantaneira é de chuva de curta duração que pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia, principalmente no município de Corumbá, onde os termômetros chegam aos 39ºC. A probabilidade de chuva para a região é de 80%. Em Aquidauana, a temperatura máxima deve atingir os 40ºC, com probabilidade de chuva de 5% para o município.

A meteorologia também prevê pancadas de chuva para região sudoeste do Estado. Em Dourados, há possibilidade de nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de pancada de chuva. A temperatura máxima chegará aos 35ºC no município. Em Ponta Porã, a máxima será de 37ºC. A previsão é de pancadas de chuva para o município.

Chuva no Centro-Oeste

Já os meteorologistas do Climatempo informam que, com o enfraquecimento do sistema de alta pressão (massa de ar seco), a umidade do ar aumenta no Centro-Oeste do Brasil e desde o fim da semana passada acontece aos poucos a volta das chuvas na região.

Na tarde de sábado (15), o forte aquecimento, com a maior umidade do ar, favoreceu a organização de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuva em pontos isolados, no centro-norte de Mato Grosso do Sul, com 14 milímetros acumulado em Campo Grande.

De acordo com os meteorologistas do Climatempo, as pancadas de chuva ainda acontecem em pontos isolados, mas já indicam o fim da estação seca no Centro-Oeste do Brasil. Segundo eles, a estimativa é de aumento da chuva até o final do inverno. De acordo com o mapa, em MS deve chover entre os dias 17 e 21 de setembro.

Primavera

Faltam cinco dias para a Primavera. A nova estação começa, oficialmente, no dia 22 de setembro, às 11h49 no horário de Brasília.

Com informações do CPTEC e Climatempo

Meteorologia prevê pancadas de chuva à tarde em algumas regiões do Estado hoje