Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Meteorologista alerta população para forte frio em Mato Grosso do Sul

A umidade relativa pela manhã ficará em torno 88% e a mínima, no período da tarde ficará em torno de 30% na região centro-sul e até 50% nas demais regiões.

Notícias MS

24 de Julho de 2013 - 13:46

Desde o início da semana, a população de Mato Grosso do Sul está enfrentando frio muito forte em todo o Estado. De acordo com a meteorologia, ontem (23), à tarde, foi o dia mais fria do ano, em algumas regiões, como no sul de MS. A temperatura em Ponta Porã caiu para 2,2º, pela manhã. Segundo a meteorologia, o frio vai persistir hoje (24), com mais força.

Na capital, a sensação térmica, pela manhã desta quarta-feira (24), registrou -1ºC (Um grau negativo). Temperatura mínima que chegou aos 3°C, no momento é de 7ºC e máxima não passará dos 12°C. Umidade relativa mínima é de 48ºC, mas pode baixar para 30%. O tempo permanece com curtos períodos de sol intercalados com períodos de nuvens, mas não há previsão de chuva para Campo Grande.

Temperaturas mais baixas

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) avisa que, a massa de ar polar permanece sobre o Estado hoje.

A meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga informa que as temperaturas mínimas serão as mais baixas do ano, segundo os modelos meteorológicos. Região norte, pantaneira e bolsão também terão temperaturas baixas. Grande possibilidade de geada na região sul de moderada a fraca. Quanto à intensidade, as geadas são classificadas em: fraca (temperatura do ar entre 3 e 5°C), moderada (entre 1 e 3°C) e forte (≤0°C).

Segundo Cátia Braga, não há previsão de chuva para Mato Grosso do Sul. A umidade relativa pela manhã ficará em torno 88% e a mínima, no período da tarde ficará em torno de 30% na região centro-sul e até 50% nas demais regiões.

Quando ocorre geada?

De acordo com dados do Cemtec/MS, na Meteorologia, define-se a ocorrência de geada quando há deposição de gelo sobre plantas e objetos expostos ao relento. Isso ocorre sempre que a temperatura atinge valores abaixo de 0°C e tem umidade na atmosfera. No entanto, mesmo com formação de gelo sobre as plantas pode não haver morte dos tecidos vegetais, por elas estarem em repouso vegetativo.

Agronomia

Em Agronomia, entende-se geada como fenômeno atmosférico que provoca a morte das plantas ou de suas partes, em função da baixa temperatura do ar que acarreta congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não formação de gelo sobre as plantas. Confira (abaixo) temperaturas mínimas de hoje, 24 de julho, e a Sensação Térmica (ST), em alguns municípios de Mato Grosso do Sul (dados do Cemtec/MS).

Meteorologista alerta população para forte frio em Mato Grosso do Sul