Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Julho de 2024

Sidrolandia

México anuncia prisão de Barbie, um dos traficantes mais procurados no país

O governo do México anunciou ontem (30) à noite a prisão de Édgar Valdez Villareal, apelidado de Barbie. Ele é apontado como um dos traficantes de drogas mais procurados do país.

Corumbá On Line

31 de Agosto de 2010 - 08:08

A Secretaria de Segurança Pública mexicana disse que a prisão ocorreu no estado de México, no centro do país, depois de um trabalho de inteligência, que começou há pouco mais de um mês. As informações são da agência BBC Brasil.

De acordo com as investigações, Valdez tem ligações com o Cartel de Beltrán Leyva e disputa o controle da organização com Hector Beltrán Leyva. Conhecido pela violência com que atua, Barbie é acusado de distribuir cocaína no Leste dos Estados Unidos, no período de 2004 a 2006.

O governo dos Estados Unidos ofereceu recompensa de US$ 2 milhões por informações sobre Valdez. Ele nasceu no Texas, nos Estados Unidos, e teve ligações com o Cartel de Sinaloa. De pele clara e olhos azuis, Valdez foi apeliado de Barbie.

Para as autoridades, a prisão de Valdez é um êxito do governo do presidente do México, Felipe Calderón, no combate ao narcotráfico. Ao assumir o governo, em dezembro de 2006, Calderón prometeu empreender uma guerra contra os cartéis de drogas. Desde então, cerca de 25 mil pessoas morreram devido à violência relacionada ao tráfico.

Ontem (30), a Polícia Federal do México anunciou que cerca 3,2 mil policiais – 10% de seu efetivo – foram afastados neste ano por suspeitas de corrupção, incompetência ou ligações com criminosos.