Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Ministério da Justiça autoriza Força Nacional a combater o tráfico nas fronteiras

Midiamax

16 de Março de 2011 - 10:11

O Ministério da Justiça autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública nas regiões de fronteira em dez estados, incluindo Mato Grosso do Sul. A portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16) atende pedido do Departamento de Polícia Federal por apoio à execução do Plano Nacional de Atuação nas Áreas de Fronteiras.

Na prática, a Força Nacional irá atuar no combate ao tráfico de drogas, armas e outros ilícitos, saída irregular de riquezas, entre outros crimes correlatos. Os soldados ficarão de prontidão para ação imediata nos seguintes estados: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com o decreto, o número de policiais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça obedecerá ao planejamento definido pelos órgãos envolvidos na operação, e o prazo de permanência será de 90 dias, prorrogáveis.

Em Mato Grosso do Sul, a Força Nacional já participou de duas missões: a primeira em 2006, no apoio ao restabelecimento da ordem pública nos presídios de Campo Grande após uma onda de rebeliões. A segunda em 2008, para evitar rebeliões no presídio de segurança máxima de Campo Grande, durante a greve dos agentes penitenciários.