Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 5 de Dezembro de 2024

Sidrolandia

Missão da Fiems e IEL à China aproxima empresários de MS a tecnologias de ponta

O grupo composto por lideranças corporativas e industriais visitou a Expo Shanghai 2010 e a 108ª Canton Fair

Daniel Pedra/Região News

20 de Outubro de 2010 - 11:01

Os 11 dias da missão empresarial da Fiems e IEL à China serviram para aproximar os empresários de Mato Grosso do Sul das tecnologias de ponta para os segmentos industriais de alimentos, vestuário e têxtil e metalmecânico. O grupo formado por lideranças corporativas e industriais partiu no dia 8 de outubro do Aeroporto Internacional de Campo Grande e retornou na noite desta terça-feira (19/10), participando da Expo Shanghai 2010, que é realizada de 5 em 5 anos com duração de seis meses, e da 108ª Canton Fair, um evento multissetorial permanente que reúne por ano mais de 22 mil expositores de diversos segmentos produtivos.

Segundo o coordenador da missão, Bergson Amarilla, que é superintendente do IEL, as visitas à Expo Shanghai e à Canton Fair foram extremamente positivas, pois possibilitaram aos empresários do Estado um maior contato com novas tecnologias utilizadas pelos chineses. “Principalmente na Canton Fair, que é uma feira setorizada e com várias opções dos mesmos produtos e tecnologias disponíveis. A missão abriu uma possibilidade imensurável de comércio com os chineses devido à variedade de máquinas e inovações tecnológicas”, detalhou.

Ele destaca que os participantes da missão empresarial da Fiems e IEL foram apresentados a um leque de opções para que pudessem ampliar suas respectivas visões de negócio, observando o quanto os chineses estão desenvolvidos e o quanto o sistema produtivo no Estado ainda precisa avançar. “Na medida em que o industrial traz maquinário moderno para desenvolver o seu respectivo processo produtivo, também será preciso alterar esse processo, como a qualificação da mão-de-obra”, exemplificou, prevendo que esse amplo contato possibilitado durante a visita à China vai contribuir para o fechamento de negócios nos próximos meses.

Um exemplo é o empresário Sandro Luiz Mendonça, da Natubom Alimentos Naturais, que chegou a negociar na Canton Fair equipamento de embalagem de alimentos. “Trata-se de uma máquina de embalagem com designer diferenciado e que pode acelerar o processo produtivo da empresa dele”, reforçou Bergson Amarilla, acrescentando que a missão empresarial da Fiems e IEL contou com a assessoria comercial de Betty Chen, que é de origem chinesa e possui uma empresa em São Paulo especializada na intermediação de negócios entre Brasil e China.

O empresário Adilson Grava Pimenta dos Reis, presidente do Simmme (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico da Região da Grande Dourados) e proprietário da Imesul Metalúrgica, foi outro que aproveitou a missão empresarial da Fiems e IEL à China para prospectar novos maquinários do setor de metalurgia para trazer para Mato Grosso do Sul. “Ele inclusive foi a cidades localizadas no interior da China para verificar in loco o processo produtivo das fábricas do segmento de metalmecânico chinesas”, informou o superintendente do IEL.

O presidente do Simemae (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Mato Grosso do Sul), Irineu Milanesi, proprietário da Milanesi & Cia, reforçou que a Canton Fair foi uma mega-feira de produtos que oferecia tudo o que há de mais moderno em diversos segmentos produtivos. “Apesar do curto espaço de tempo, foi possível ver muita coisa boa no evento, principalmente, no setor de metalurgia. A feira oferecia muitas máquinas e aproveitei para trazer vários prospectos de materiais para mostrar aos empresários filiados ao Simemae”, avisou, destacando que ficou impressionado com o espírito produtivo dos chineses. “Vimos muitas coisas que podemos trazer para o Estado para ser utilizado nas nossas indústrias. Valeu à pena participar dessa missão, pois verificamos o quanto teremos ainda para evoluir”, analisou.

Também participaram da missão o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, a assessora sindical do Sistema Fiems, Carolina Palhares, o presidente da Amems, João Ramos Martins, o gerente-regional da Rede Comper, Rodrigo Costa, o diretor-técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, e os empresários Roberto Rech, dono da Refrigeração Panam, Francisco José Bastos de Souza, proprietário da Sun Fish Brasil, Idalina Zanolli, proprietária da Agosto Uniformes, e Claudino Rubbo, da Crubbo & Cia. A missão empresarial contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria e do Turismo), e do Sebrae-MS.