Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Morador registra geada no município de Rio Verde

Hoje às 04h00minh da manhã a temperatura chegou a 4ºC em Rio Verde/MS conforme o site Clima Tempo;

Rioverde MS

25 de Julho de 2013 - 08:00

O frio, que chegou com força esta semana, trouxe a conhecida geada e cobriu os campos de alguns lugares no município. O morador Carlos disse ao que há mais  de 16 anos não via  acontecer uma geada assim em Rio Verde.

Os campos em vários locais amanheceu coberto de uma fina camada de gelo como no clube Barra verde e AABB. Na Avenida Eurico Sebastião Ferreira, abaixo da Rua Ipiranga podia se notar até as 8H da manhã as gramas brancas como uma neve caracterizando assim o que todos conhecem como geada.

Hoje às 04h00minh da manhã a temperatura chegou a 4ºC em Rio Verde/MS conforme o site Clima Tempo;

Definição e formação

Quando a temperatura do ar de uma região cai muito, pode ocorrer uma geada. Ela ocorre, pois o vapor de água existente no ar, ao cair da noite, se transforma em cristais de gelo.

Estes cristais de gelo costumam cobrir a vegetação, originando ao amanhecer uma linda paisagem. Porém, a geada dificulta o desenvolvimento das plantas. Isto ocorre, pois a seiva das plantas pode congelar, impossibilitando o perfeito funcionamento das células vegetais. "É a primeira vez que vejo algo assim acontecer  em Rio Verde" disse  a Moradora do Barra Verde observando a fina camada de gelo  no teto do carro.

Os frutos também são prejudicados, uma vez que a baixa temperatura dos cristais de água pode queimá-los, principalmente, quando estão no começo do desenvolvimento. As geadas são comuns, na época de inverno, na região sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).