Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

MS Cavaleiro é lançado no Estado para fortalecer o esporte equestre

Visando ganhar novos adeptos e fidelizar os atuais participantes são alguns dos objetivos do MS Cavaleiro.

Assessoria

12 de Julho de 2013 - 16:46

Entrou no ar o canal de comunicação MS Cavaleiro, uma fanpage dentro da rede social - o facebook (https://www.facebook.com/mscavaleiro), que tem por objetivo estabelecer um link e relacionamento único com o público interessado em esportes equestres no Estado de Mato Grosso do Sul e divulgar, valorizar e fortalecer o esporte equestre em MS, visando ganhar novos adeptos e fidelizar os atuais participantes são alguns dos objetivos do MS Cavaleiro.

Em recente evento ocorrido dia 10, profissionais da área e representantes de entidades de classe ligadas à criação de equinos e às práticas esportivas com esses animais em Mato Grosso do Sul se reuniram na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, para conhecer o Movimento MS Cavaleiro, apresentado pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), para fortalecer o esporte no Estado.

A proposta, aprovada pelas entidades presentes, busca a integração entre todos os cavaleiros e amazonas das diversas modalidades esportivas equestres praticadas no Estado. “Nos reunimos para discutir e estudar como podemos integrar os esportes praticados com cavalos. Nós já conseguimos uma grande vitória com a isenção da nota fiscal de equinos dentro de Mato Grosso do Sul, um grande passo para facilitar as competições e apresentações esportivas”, afirmou o deputado durante a apresentação dos trabalhos.

Com esse movimento, segundo Marcio Fernandes, “poderemos fortalecer ainda mais a categoria e conquistar mais benefícios. Além disso, poderemos atrair novos atletas fazendo com que o nosso estado seja referência nacional”, explica o parlamentar.

Reduzir investimentos em mídia sempre que necessário transmitir alguma mensagem e unir forças das entidades afim de expandir seu poder político na defesa dos interesses da classe, também são metas do movimento, que pretende ser um canal par divulgação dos esportes e atividades equestres.

No encontro com profissionais da área e representantes de entidades, Marcio Fernandes tirou dúvidas sobre  o Decreto n° 13.661, de 21 de junho de 2013, que isentou de nota fiscal os equinos que participam de competições, desfiles ou eventos desportivos e que sejam portadores do passaporte.

O deputado entregou um folder explicando o que os atletas precisam fazer para desfrutarem dos benefícios do decreto. O proprietário de cavalo precisa ter um passaporte cedido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), a Guia de Trânsito Animal (GTA) expedido pela Agência Estadual de Sanidade Vegetal e Animal (Iagro) e os demais atestados sanitários.

Portando esses documentos os cavalos atletas ficam isentos da necessidade da nota fiscal para transitarem dentro do estado. O passaporte deve ser solicitado junto a Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo (FSMH), Federação de Laço Comprido ou mesmo ao Circuito de Laço Comprido (CLC).

O diretor do Núcleo Sul-Mato-Grossense de Tambor e Baliza, Paulo Andrade, acredita que a iniciativa do deputado Marcio Fernandes em ajudar a regulamentar a isenção da nota fiscal para equinos de competição ajudou a desburocratizar e facilitou a vida dos competidores. “Há 25 anos enfrentamos esse problema e agora com menos de 20 dias o deputado Marcio Fernandes articulou e conseguiu esse grande passo para os esportes equestres”, comenta.

Segundo presidente da FSMH Márcio Nina, o decreto é um avanço porque ao mesmo tempo em que trata da maneira correta do transporte de animais no Estado, desobriga o recolhimento de nota fiscal. “É um avanço histórico para todo o seguimento de esportes equinos que não mais precisa retirar nota fiscal e através do passaporte da Confederação de Hipismo ira aumentar a segurança sanitária de todos os eventos esportivos que envolvem cavalos em Mato Grosso do Sul. Agradeço a Marcio Fernandes por nos representar tão bem”, justifica.

O Presidente da Federação de Clube de Laço de Mato Grosso do Sul, Élvio Garcez, acredita que essa união que o Marcio Fernandes está promovendo junto a todos os esportes equestres de Mato Grosso do Sul vai fortalecer e tornar o Estado referência no segmento.

“Eu só tenho a agradecer ao deputado Marcio Fernandes que com pouco menos de 20 dias conseguiu uma vitória para todos os competidores de esportes equestres. Ele {Marcio} nos representa bem e podemos contar com ele  para que os esportes de cavalo possam garantir seu espaço de destaque em Mato Grosso do Sul”, argumenta.

O diretor-presidente da Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Flávio Brito, acredita que a iniciativa do deputado Marcio Fernandes em ajudar com a isenção da nota fiscal para cavalos de competição é uma grande vitória para o esporte no Estado. “Eu tenho só que agradecer ao Marcio pela ajuda que ele nos dá no Judô, nos esportes equestres. Ele é um representante forte dos esportes no Estado.” finaliza.